Instituições e pessoas com trabalhos socialmente relevantes de diversas áreas receberão o Prêmio Unesco 2002. Conheça os contemplados deste anoA Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) fará em Brasília, dia 13 de novembro, uma homenagem a instituições públicas e da sociedade civil e a pessoas que se destacaram em 2002 por ações de relevância social nas áreas de Educação, Cultura, Ciência e Meio Ambiente, Comunicação, Direitos Humanos e Cultura de Paz, e Juventude e Cidadania. Será cerimônia da quarta edição do Prêmio Unesco, a ser realizada no Teatro Nacional de Brasília.
Ideais
O Prêmio está integrado na linha de atuação da Unesco, que há mais de meio século desenvolve trabalhos visando à redução das desigualdades sociais. As ações da entidade são pautadas, segundo ela própria, pelos ideais de paz, justiça, solidariedade e ética.
Atualmente, há inúmeras iniciativas nessa linha em curso no Brasil, conduzidas e executadas pelo setor público e por entidades da sociedade civil. A Unesco premia duas pessoas ou instituições em cada uma das seis categorias que constituem a sua área de atuação. As indicações para o Prêmio Unesco são analisadas por um júri constituído no âmbito interno da organização, composto por coordenadores das respectivas áreas em questão.
Homenageados
A cerimônia terá como convidado de honra o cantor e compositor Gilberto Gil, artista da Unesco pela Paz, que fará uma apresentação especial e a entrega de um dos prêmios. Outra atração da noite será a exibição do Corpo de Dança da Maré, do Rio de Janeiro, com coreografia de Ivaldo Bertazzo. O grupo é formado por jovens moradores de uma área que já foi mangue, atualmente chamada de Complexo da Maré, no Rio.
Obra de Arte
A exemplo dos anos anteriores, os agraciados receberão obras de arte brasileiras exclusivas. Neste ano haverá um conjunto de obras (cerâmicas) de artistas variados do Vale do Jequitinhonha, no Nordeste de Minas Gerais. O Vale do Jequitinhonha foi escolhido por ser parte integrante de uma das prioridades da Organização: o Patrimônio Imaterial.
As obras, segundo a coordenadora do setor de Cultura da UNESCO, Jurema Machado, constituem tradição popular da região. Com sentido figurativo, a arte passa de geração para geração e retrata o cotidiano do Vale. “Há uma presença forte da mulher nas obras”, acentuou Jurema, lembrando que o Vale do Jequitinhonha é uma das regiões mais pobres do País. “Contudo, possui uma manifestação artística muito rica e retrata grande personalidade da região”, finalizou.
Conheça os contemplados:
* Educação
Fundação Roberto Marinho: Sr. Hugo Barreto, Secretário-geral
Trata-se de uma instituição obcecada em transmitir conhecimento. Promovecentenas de campanhas e contribui, por meio do uso dos meios decomunicação para a solução dos principais problemas educacionais damaioria da população brasileira. Criada em 1977 pelas Organizações Globocomo uma instituição privada com atuação no Terceiro Setor, foi declarada,em 1971, instituição de Utilidade Pública Federal, com sede em RioComprido, no Rio de Janeiro (RJ). Para cumprir suas metas desenvolveprojetos educacionais que abrangem todo o País no ensino básico, educaçãocomplementar, patrimônio histórico e cultural e meio ambiente.
* Comunicação e Informação
Comitê para a Democratização da Informática (CDI): Sr. Rodrigo Baggio
Considerando que grande parte dos brasileiros não tem acesso a umcomputador, e muito menos à Internet, foi criado, em 1995, o Comitê paraDemocratização da Informática (CDI), uma organização não-governamental semfins lucrativos que desenvolve o trabalho pioneiro de promover a inclusãosocial utilizando a tecnologia da informação como um instrumento para aconstrução e o exercício da cidadania. O objetivo prioritário do CDI éincluir a população de baixa renda e com deficiência física à era digital,disponibilizando a ela computadores conectados com a internet sob aorientação de educadores. Para atingir sua meta, a organização ocupaespaços públicos em 10 estados brasileiros e em cinco países com suasEscolas de Informática e Cidadania.
* Direitos Humanos e Cultura de Paz
Evandro Lins e Silva, jurista
Sempre lutou pela justiça, liberdade e avanço social. Hoje com 90 anosde lutas, tornou-se figura conhecida quando atuou na equipe de acusação deFernando Collor, no histórico processo que levou ao impeachment oex-presidente. Mas sua marca foi a defesa de mais de 2 mil presospolíticos ao longo de 70 anos de militância nos tribunais, luta iniciadana ditadura de Getúlio Vargas. Para ele, a profissão de advogado é umsacerdócio das liberdades. Formado em 1932, pela Faculdade Nacional deDireito, atual Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio deJaneiro, especializou-se em matéria penal, mas notabilizou-se pelas causaspolíticas com as quais esteve envolvido. Combateu duramente a ditaduraVargas, no período de 1937 a 1945, mas hoje, em um processo de balançohistórico, considera-o “o maior estadista que o Brasil produziu”.
* Ciência e Meio Ambiente
Fundação Oswaldo Cruz: Paulo Marchiori Buss, presidente
Pelos inúmeros serviços prestados em pesquisas a em saúde pública naAmérica Latina, a Fundação é a maior produtora nacional deimunobiológicos, com capacidade anual de produção de 200 milhões de dosesde vacinas. Ligada ao Ministério da Saúde, participa da formulação daspolíticas nacionais de saúde e é fornecedora de medicamentos para oSistema Único de Saúde, fabricando quase um bilhão de unidadesfarmacêuticas por ano. Responde por cerca de 50% da produção nacional devacinas e teve papel de destaque na luta pela prevenção e controle da aidsno País. Mais de 100 mil pacientes de aids utilizam os medicamentos docoquetel. A Fundação mantém acordos de cooperação com instituições de 26diferentes países, em mais de 60 convênios de pesquisa. O Instituto deTecnologia em Fármacos (Far-Manguinhos) desenvolveu estudos em relação aosmedicamentos genéricos, com o objetivo de diminuir os custos dos remédiose repassar a tecnologia dessas drogas.
* Juventude e Cidadania
Carlinhos Brown: Pracatum Ação Social, presidente
Dedicado com a causa social, este músico voltou seus olhos e sua atençãoà comunidade de seu bairro natal em Salvador, Candeal Pequeno de Brotas, ecriou a Associação Pracatum Ação Social, em 1994. A principal missão destaOng é melhorar a qualidade de vida dos moradores de baixo poder aquisitivodo bairro, estimulando o trabalho em educação, cultura e mobilizaçãocomunitária. Atualmente, a organização desenvolve dois programas: o TáRebocado e a Escola Profissionalizante de Música e Tecnologia. O primeirovisa ao desenvolvimento social e econômico do bairro e começou com oobjetivo de rebocar e pintar todas as casas do bairro. O segundo, além deoferecer oportunidades profissionais aos jovens de Candeal Pequeno, usa amúsica para promover a cidadania.
* Cultura
Caixa Econômica Federal: Valdery Frota de Albuquerque, presidente
Seu destaque foi pelo inédito programa de Revitalização de SítiosHistóricos e campanha nacional pela implantação do Estatuto da Cidade. OPrograma reabilita áreas degradadas, e se apóia em estratégia dedesenvolvimento local, mobilizando parcerias e comprometendo a comunidade,empresários e o setor público nesse processo. Mais do que a preservação dopatrimônio em si, a Caixa prevê a reutilização de domicílios vagos e areabilitação de áreas centrais, incluindo aí a preservação do patrimôniocultural. Existe no Brasil um déficit habitacional urbano de 5,4 milhõesde moradias e 4,6 milhões de domicílios urbanos vagos. Reutilizar estesdomicílios tem grande valor social, ambiental e de preservação dopatrimônio cultural.
* Meio Ambiente
Agenda Ambiental na Administração Pública-MMA: Mônica Maria Libória, Ministra Interina do Meio Ambiente
Muitos avanços na gestão administrativa foram conseguidos peloMinistério do Meio Ambiente com a criação do projeto Agenda Ambiental daAdministração Pública, conhecido por A3P. Só há uma maneira de viver asrelações coletivas: melhorar a qualidade de vida do homem, sua saúde, seubem-estar, preservando esses avanços para as gerações futuras. A AgendaAmbiental, uma ação de caráter voluntário, visa a adoção de um modelo degestão pública que corrija e diminua impactos negativos produzidos duranteuma jornada de trabalho. Para isso torna-se necessário reaprender a usaros recursos naturais, materiais, financeiros e humanos. É o poder públicodando o exemplo.
* Cidadania
Drauzio Varella, médico
Ele abraçou a Medicina e é apaixonado pela idéia de transmitir ao grandepúblico a importância fundamental da boa saúde. Tornou-se referêncianacional, seja nas noites de domingo, no Fantástico, da Rede Globo -quando mostra a cerca de 40 milhões de brasileiros como funciona o corpohumano ou demonstra os males causados pelo tabagismo – seja no dia-a-diacom seus pacientes e em palestras por todo o país. Além de médicocancerologista, tornou-se professor. É um dos fundadores do CursoObjetivo. Com um grupo de professores, fundou em São Paulo, em 1965, ocomplexo educacional Objetivo-Unip, que hoje reúne 400 mil alunos em todoo país. Acabou se desligando do negócio, para se dedicar à Medicina, masficou no médico o talento do professor dedicado e atento à importância dodidatismo e da simplicidade na transmissão do conhecimento.
* Jornalismo
Tim Lopes (em memória): Alessandra Wagner, esposa
Era um jornalista investigativo. Um verdadeiro guerreiro que nãomedia esforços na elaboração de suas matérias jornalísticas nas revistas ejornais em que trabalhava e na TV Globo. Tim desapareceu no dia 2 de julhode 2002, na Vila Cruzeiro, bairro da Penha, zona norte da cidade do Rio deJaneiro, quando fazia reportagem sobre a relação dos bailes funk com otráfico de drogas e a prostituição infantil. Foi exatamente com uma dessasmatérias, chamada “Feira de Drogas”, feita em dezembro de 2001, que ojornalista havia ganho uma das maiores premiações do jornalismobrasileiro, o Prêmio Esso de Telejornalismo de 2002. O mesmo tema já haviaproporcionado outro prêmio a Tim, em março de 1994, quando trabalhava nojornal carioca O Dia. Foi pela matéria “Funk, som, alegria e terror”. Épor essa coragem e por essa e tantas outras qualidades profissionais queTim Lopes recebe, em memória, a homenagem do Prêmio UNESCO 2002 na novacategoria de Jornalismo.
Copyright 2002. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.