Cia. do Miolo volta a apresentar o espetáculo O Burguês Fidalgo, de Molière,ao ar livre, no centro de São Paulo; patrocínio foi de R$209,4 milL.Stavale
www.culturaemercado.com.br
22/01/2004
O centro de São Paulo teve a aportunidade de, mais uma vez, ser uma casa de espetáculo.Isso mesmo. Anteontem, foi o dia da reestréia da peça O Burguês Fidalgo, de Molière. Se só o fato da Praça João Mendes ser o local do evento já soar estranho, imagine então se a peça for em cima de uma Kombi, que após ter sua carroceria aberta transforma-se em palco de teatro. Pois é.
A Universidade São Judas, de São Paulo, que investiu no projeto R$ 209,4 mil é a única patrocinadora do evento e,desde setembro do ano passado, busca trazer arte e lazer ao público paulistano que não possui acesso aos teatros. Nao é por acaso que a peça já passou por lugares como a praça da Sé, além de parques e praças da periferia de São Paulo, principalmente na Zona Leste. Na fase atual do projeto, as apresentações voltam a se concentrar no Centro de São Paulo.
O espetáculo é uma produção da Companhia do Miolo, da Cooperativa Paulista de Teatro e o texto foi adaptado e dirigido por Bete Dorgam para tornar-se uma peça de teatro de rua. Ou seja,trate-se de uma linguagem mais casual, divertida, cômica e crítica.
O Burguês Fidalgo é uma das obras mais “modernas” de Molière, apesar de sua estréia ter sido em 23 de novembro de 1670, em Paris. Com humor, a peça fala sobre um burguês que não economiza esforços nem dinheiro para tornar-se membro da nobreza. Sem conhecimento cultural à altura da nobreza, o burguês contrata os serviços de professores de etiqueta, dança e arte. Estes se aproveitam da situação para ganhar um dinheiro extra.
A peça faz parte do calendário oficial de comemoração dos 450 anos da cidade de São Paulo. O espetáculo, com duração de 50 minutos, estará todas as terças-feiras, de 20 de janeiro a 24 de fevereiro, na praça João Mendes, no Centro de São Paulo, em dois horários às 12h30 e às 16 horas. Às quintas-feiras, a peça acontece no Largo São Bento do dia 22 de janeiro ao dia 26 de fevereiro, também às 12h30 e às 16 horas.
Copyright © 2001 Cultura e Mercado. Todos os direitos resevados. All rights reserved