Pela primeira vez neste ano, as vendas de livros no varejo em todo o país apresentaram resultado negativo, contrariando a tendência que vinha sendo observada desde janeiro.
Os dados constam do 6º Painel das Vendas de Livros do Brasil, divulgado na última quinta-feira (27/8) pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) e pelo Instituto de Pesquisas Nielsen. Os números têm como base o resultado do BookScan Brasil, sistema de monitoramento que apura as vendas de livros nas principais livrarias e também em supermercados.
Apesar do resultado negativo, as vendas de livros registram crescimento de 6,61% em volume e de 6,05% em faturamento no acumulado do ano, em comparação com o mesmo período de 2014. O crescimento, no entanto, ficou abaixo da inflação do período, que é de 9,5%.
De acordo com o sindicato, para o segundo cálculo são analisados fatores como número de exemplares vendidos, preço e desconto médio oferecidos pelos livreiros.
O presidente do Snel, Marcos da Veiga Pereira, acredita na reversão da queda nas vendas. “Com a Bienal do Livro do Rio, os editores publicarão suas maiores apostas para 2015, o que deve atrair mais público para as livrarias. Por outro lado, estamos atravessando uma das maiores crises econômicas dos últimos anos, e nosso mercado não é imune”, afirma. Ele espera que o ano seja fechado com uma alta de 5% a 6% em relação a 2014.
Entre os gêneros mais vendidos no ano o destaque fica para o que o relatório chama de “não ficção trade”, responsável por 29,17% do faturamento. Segundo a pesquisa, o resultado pode ser explicado pelo “sucesso dos livros de colorir em 2015”. O gênero é seguido por “não ficção especialista” (25,41%), “infantil, juvenil e educacional” (23,28%) e “ficção” (22,15%).
Clique aqui para acessar o relatório completo.
*Com informações da Agência Brasil e do G1
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…