Fundação, que tem inscrições abertas para literatura, música, teatro e dança, apoiou, só no ano passado, 105 projetos, envolvendo R$ 15 milhõesA Fundação Vitae, uma associação civil sem fins lucrativos, realiza projetos próprios e financia projetos de instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, nas áreas de Cultura, Educação e Promoção Social. De acordo com matéria publicada na Revista do Terceiro Setor, a Fundação já beneficiou, em seus 16 anos de existência, mais de 700 projetos ligados a museus, escolas, centros de pesquisa, bolsistas, entre outros. Somente no ano passado foram 105 projetos, envolvendo mais de R$ 15 milhões. Fomentando, promovendo e apoiando iniciativas sociais, a Fundação nasceu em 1986, quando o Grupo Hochschild vendeu uma parte de suas empresas de mineração e metalurgia que atuavam no Brasil, no Chile e na Argentina.
Com o capital conseguido, surgiu a Fundação Lampadia, sediada em Lichenstein, e fundações ?filhas? desta, localizadas nos três países em que estavam as empresas vendidas. Surgia assim em terras tupiniquins a Vitae, cujas linhas de ação não se modificaram no decorrer dos anos. Uma iniciativa de empresários, a Vitae foi um dos primeiros exemplos de responsabilidade social empresarial ? conceito hoje amplamente difundido no país.
?Atuamos quase que autonomamente, dentro das linhas programáticas que definimos?, afirma a diretora-executiva da Fundação Vitae, Regina Weinberg, polonesa que adotou o Brasil, mais especificamente São Paulo, como casa.
A instituição desenvolve projetos próprios, financia programas de outras instituições e atua em parceria com organizações da sociedade civil e de ensino. ?Já é lugar comum dizer que é através da educação que se muda o futuro de um país. Por isso, essa é a área com a qual mais trabalhamos, principalmente no apoio ao ensino fundamental e médio?, diz ela.
Inscrições
Dentro do setor cultural, a Fundação apóia ações envolvendo o patrimônio cultural brasileiro, além de incentivar a educação musical e a criação e pesquisa no campo das artes. Até dia 28 de agosto, estão abertas inscrições para projetos nas áreas de Literatura, Música, Teatro e Dança.
Copyright 2002. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.