Representantes culturais do Movimento dos Sem-Terra (MST) encontraram-se na última sexta-feira (26/8) com o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Vitor Ortiz, e a assessora especial do MinC, Morgana Eneile. Da pauta constaram ações que fomentem aspectos culturais no campo e que contribuam para a permanência dos jovens nas áreas rurais.
Os representantes do movimento social que compõem a Via Campesina Brasil entregaram documento com 14 pontos de reivindicações, como, por exemplo, a criação de programas de capacitação nas áreas de inclusão digital, audiovisual, rádio, teatro, artes plásticas, literatura e artesanato; criação de espaços culturais no campo; produção e fomento a programas de TV e documentários que valorizem a cultura campesina, dentre outras solicitações.
O secretário-executivo afirmou que “o ministério é parceiro dessas ações, pois são muito importantes para o desenvolvimento da cidadania”. Segundo ele, é preciso sensibilizar os dirigentes para que os editais lançados contemplem aspectos do campo. “Também sugiro que criemos uma lista conjunta de pessoas ligadas aos movimentos e intelectuais envolvidos com essas questões, para que possamos construir juntos ações estruturantes e que levem em conta as especificidades do campo”, acrescentou Vitor Ortiz.
Representante do Coletivo Nacional de Cultura do MST, Ervelaine Martins concordou com a posição do secretário e celebrou o fato do diálogo com o MinC sempre ter sido bastante profícuo. “Realmente não queremos apenas cotas para o campo nos editais, é necessário que se leve em conta as características próprias dos meios rurais. É importante também salientar que essa construção é um processo que há alguns anos fazemos em parceria com o MinC, que sempre se mostrou aberto ao diálogo”, afirmou.
Programas como os Microprojetos Mais Cultura voltados para comunidades ribeirinhas do Vale do Rio São Francisco e o Cultura no Mundo do Trabalho foram citados pela assessora especial do MinC, Morgana Eneile, como exemplos de ações que o Ministério da Cultura vem desenvolvendo em parceria com movimentos sociais e que contemplam iniciativas voltadas ao campo.
Para atender e entender as características peculiares do ambiente rural, o edital para o Programa Cultura no Mundo do Trabalho será lançado após o MinC receber as contribuições de representantes dos movimentos sociais. A primeira reunião com o segmento ocorreu em junho, quando o MinC apresentou o programa, e agora os trabalhadores rurais darão suas contribuições. A partir desse trabalho, será formulado o edital. “O Minc quer avançar para consolidar a democratização da cultura. Queremos aprofundar a relação com os movimentos do campo e criar parcerias para atender a diversidade cultural que existe na área rural”, informou Morgana Eneile.
*Com informações do site do MinC