Até 31 de julho acontece um dos mais importantes eventos culturais do Centro-Oeste brasileiro, a  10ª edição do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, realizada pela Associação Comunitária da Vila de São Jorge (ASJOR).

A Vila de São Jorge, criada por garimpeiros no início do século passado – mais precisamente em 1912 – vem promovendo desde 2001 um importante e rico encontro de grupos de variadas manifestações culturais. Trata-se de uma grande festa para a cultura tradicional brasileira.

Nos anos anteriores a comunidade chegou a receber cerca de 30 mil pessoas em apenas duas semanas. Todas as acomodações da Vila têm ocupação esgotada no período. Não há evento na região que mobilize tanto a Vila de São Jorge como o Encontro de Culturas.

Além das apresentações de dança, folias e música, há rodas de prosas, oficinas e seminários. Nessa edição, além dos grupos artísticos, o Encontro realizará também a Reunião da Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais – CNPTC, a Feira de Oportunidades Sustentáveis, entre outras atividades.

Reunião da Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais – CNPCT
Além da programação do evento, no dia 28 de julho, das 09h às 12h e das 14h às 18h, será realizado na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge a Reunião da Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais – CNPCT, encontro que pretende propiciar a inclusão política e social dos povos e comunidades tradicionais sociais, como também por estabelecer um pacto entre o poder público e esses grupos, que inclui obrigações vis a vis, alicerçadas num modelo de sociabilidade, o que denota um comprometimento maior do Estado ao assumir a diversidade no trato com a realidade social brasileira.

O X Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros é um gratuito. Para mais informações e programação completa, acesse s://www.encontrodeculturas.com.br


contributor

Jornalista e sócia da empresa CT Comunicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *