Foto: Parn
Mais uma vez o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social mostra porque se tornou um dos principais agentes no processo de discussão e proposição de políticas públicas de comunicação no país.

Há um mês da I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), a se realizar em Brasília com o tema “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”, o Intervozes traz uma contribuição efetiva ao processo.

Primeiramente, com as suas propostas para a Confecom, consolidadas durante a evolução dos debates para a Conferência e resultado do acúmulo de seis anos de existência militante.

Aliás, uma militância que faz barulho, se articula com os movimentos sociais e briga feio com os cachorros grandes que fazem um desserviço à democratização da informação no Brasil.

Foi assim com a série Direitos de Resposta, de 2006, que emplacaram no ar depois de uma ação judicial movida contra o programa do João Kleber, na Rede TV. Naquele espaço público da televisão, ao invés dos quadros preconceituosos do programa, uma série que discutia direitos humanos a partir de produções independentes.

E, ainda no processo da Confecom, uma outra ação do Intervozes, digna de divulgação: pelo teor da mensagem, de luta por uma comunicação democrática; pela força comunicativa; pela qualidade do trabalho.

É o filme Levante sua voz, dirigido por Pedro Ekman e produzido pelo coletivo. Num diálogo direto com o Ilha das Flores, de Jorge Furtado (1989), o filme trata da liberdade de comunicação e da concentração do poder midiático no Brasil, e faz um debate preciso sobre a comunicação como direito humano.

Resta agora saber se a Confecom, que vai acontecer nos dias 14, 15, 16 e 17 de dezembro de 2009, sob a batuta do Ministério das Comunicações – recordista em fechamento de rádios comunitárias -, vai surtir efeitos práticos na implementação de políticas de comunicação coerentes com a liberdade de expressão e com a diversidade brasileira.

O filme de Ekman serve para nos deixar atentos.

Intervozes – Levante sua voz from Pedro Ekman on Vimeo.


Advogado do IDEC na área de direito autoral e acesso à cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *