Menu
A música ocupa um espaço significativo no dia a dia das pessoas, sendo no consumo individual – em streaming, discos, CDs, trilhas de filmes e séries – bem como em eventos, festivais, festas populares, grandes shows e casas noturnas. Muito além da dimensão afetiva, este mercado tem uma movimentação poderosa. No Brasil, só a arrecadação provinda da execução pública foi responsável por R$ 1,04 bilhões em 2016.
O curso Música e Negócios oferece uma visão ampla sobre as dinâmicas deste universo, por meio do pensamento sistêmico e ferramentas de design estratégico. Um convite à reflexão sobre as formas de definir projetos e ações entre os vários agentes envolvidos no setor: grandes marcas, governos, produtores, músicos, compositores, empresas de design, de moda, entre outros, que atuam de forma interativa construindo relações e desenvolvendo bens e serviços.
O curso também propõe a idealização e prototipação de projetos e empreendimentos criativos, cujo resultado final será apresentado para uma banca avaliadora.
Profissionais que atuam direta ou indiretamente no mercado musical, além de interessados no setor cultural com interesse em se aprofundar neste mercado.
Abertura – Cadeia da Música
Aula 1 | Ecossistemas da música no Brasil e no mundo: principais mudanças das últimas décadas
Com Iuri Freiberger
Aula 2 | Hábitos e consumo de cultura em São Paulo
Módulo I – Produto
Aula 3 | Mercado: gravadoras, crescimento do digital e o modelo de streaming
Aula 4 | Direitos Autorais
Com Fernando Yazbek (a confirmar)
Aula 5 | Sincronização e Distribuição Digital
Com Luiz Augusto Buff
Aula 6 | Music Branding – Mercado de Publicidade, Cinema e TV
Com Rafael Rossatto (a confirmar)
Aula 7 | Music Branding – Cases
Módulo II – Serviço
Aula 8 | O modelo do Crowdfunding no Brasil e no mundo
Com Diego Reeberg e Digo Castello
Aula 9 | Inovação: ações culturais e redes locais como agentes de transformação e modelos de trabalho
Com Iuri Freiberger
Aula 10 | Infraestruturas para negócios: incubadoras, aceleradoras, co-working
Com Luiz Augusto Buff
Aula 11 | Iniciativas empreendedoras e gestão – Cases
Módulo III – Experiência
Aula 12 | Mercado de música ao vivo – casas de show, festivais
Com Fabrício Nobre
Aula 13 | Principais feiras de negócios e festivais no mundo. Como ter efetividade nas Feiras – mentoria, pitching, rodadas.
Com Leandro R. da Silva
Aula 14 | Marketing Digital
com Arthur Fitzgibbon (a confirmar)
Aula 15 | Casos de artistas que usaram a mobilização nas redes sociais
Com Fabiana Batistela
Aula 16 | A experiência na música – Cases
Com Pena Schimidt
Módulo IV: Cultura de Projeto x Projeto Cultural
Aula 17 | Plano de Negócios
com Erick Krulikowski
Aula 18 e 19 | Prototipação de Negócios
Com Raúl Javales
Aula 20 | Pitching
Aula 21 e 22| Desenvolvimento do projeto
Banca Final
Sócio/Fundador da Zielen Consulting, Sócio da Target Factory e Adatto, Diretor Acadêmico do IPL e Coordenador da FGV/SP, Doutorando, Especialista em Gestão de Negócios, Estratégia Empresarial e Gestão de Projetos pela FGV EAESP, Especialista em E-Business pela FEA-USP e Engenheiro de Sistemas. Atua na área de Estratégia Empresarial, Gestão de Projetos, Business Intelligence e Inovação. Possui 22 anos de experiência profissional na área financeira e educacional, como Arquiteto de Sistemas, Diretor de Tecnologia e Head de Estratégia BICC (Business Intelligence Competence Center) e PMO. Gourmet e Amante de Vinhos e Fotografia.
Avaliações
Não há avaliações ainda.