Música e Negócios - Cultura e Mercado

Música e Negócios

Apresentação

A música ocupa um espaço significativo no dia a dia das pessoas, sendo no consumo individual – em streaming, discos, CDs, trilhas de filmes e séries – bem como em eventos, festivais, festas populares, grandes shows e casas noturnas. Muito além da dimensão afetiva, este mercado tem uma movimentação poderosa. No Brasil, só a arrecadação provinda da execução pública foi responsável por R$ 1,04 bilhões em 2016.

O curso Música e Negócios oferece uma visão ampla sobre as dinâmicas deste universo, por meio do pensamento sistêmico e ferramentas de design estratégico. Um convite à reflexão sobre as formas de definir projetos e ações entre os vários agentes envolvidos no setor: grandes marcas, governos, produtores, músicos, compositores, empresas de design, de moda, entre outros, que atuam de forma interativa construindo relações e desenvolvendo bens e serviços.

O curso também propõe a idealização e prototipação de projetos e empreendimentos criativos, cujo resultado final será apresentado para uma banca avaliadora.

Público Alvo

Profissionais que atuam direta ou indiretamente no mercado musical, além de interessados no setor cultural com interesse em se aprofundar neste mercado.

Programa

Abertura – Cadeia da Música

Aula 1 | Ecossistemas da música no Brasil e no mundo: principais mudanças das últimas décadas
Com Iuri Freiberger

Aula 2 | Hábitos e consumo de cultura em São Paulo

Módulo I – Produto

Aula 3 | Mercado: gravadoras, crescimento do digital e o modelo de streaming

Aula 4 | Direitos Autorais
Com Fernando Yazbek (a confirmar)

Aula 5 | Sincronização e Distribuição Digital
Com Luiz Augusto Buff

Aula 6 | Music Branding – Mercado de Publicidade, Cinema e TV

Com Rafael Rossatto (a confirmar)

Aula 7 | Music Branding – Cases

Módulo II – Serviço

Aula 8 | O modelo do Crowdfunding no Brasil e no mundo
Com Diego Reeberg e Digo Castello

Aula 9 | Inovação: ações culturais e redes locais como agentes de transformação e modelos de trabalho

Com Iuri Freiberger

Aula 10 | Infraestruturas para negócios: incubadoras, aceleradoras, co-working
Com Luiz Augusto Buff

Aula 11 | Iniciativas empreendedoras e gestão – Cases

Módulo III – Experiência

Aula 12 | Mercado de música ao vivo – casas de show, festivais

Com Fabrício Nobre

Aula 13 | Principais feiras de negócios e festivais no mundo. Como ter efetividade nas Feiras – mentoria, pitching, rodadas.

Com Leandro R. da Silva

Aula 14 | Marketing Digital

com Arthur Fitzgibbon (a confirmar)

Aula 15 | Casos de artistas que usaram a mobilização nas redes sociais
Com Fabiana Batistela

Aula 16 | A experiência na música – Cases

Com Pena Schimidt

Módulo IV: Cultura de Projeto x Projeto Cultural

Aula 17 | Plano de Negócios
com Erick Krulikowski

Aula 18 e 19 | Prototipação de Negócios
Com Raúl Javales

Aula 20 | Pitching

Aula 21 e 22| Desenvolvimento do projeto
Banca Final

Serviço

Especialistas

Raúl Javales

Sócio/Fundador da Zielen Consulting, Sócio da Target Factory e Adatto, Diretor Acadêmico do IPL e Coordenador da FGV/SP, Doutorando, Especialista em Gestão de Negócios, Estratégia Empresarial e Gestão de Projetos pela FGV EAESP, Especialista em E-Business pela FEA-USP e Engenheiro de Sistemas. Atua na área de Estratégia Empresarial, Gestão de Projetos, Business Intelligence e Inovação. Possui 22 anos de experiência profissional na área financeira e educacional, como Arquiteto de Sistemas, Diretor de Tecnologia e Head de Estratégia BICC (Business Intelligence Competence Center) e PMO. Gourmet e Amante de Vinhos e Fotografia.

Tenho interesse nesse curso

    Nome *

    Email *

    Mensagem

    Avaliações

    Não há avaliações ainda.

    Seja o primeiro a avaliar “Música e Negócios”

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pular para o conteúdo