Menu
CURSO 100% ONLINE EM TEMPO REAL
6 HORAS DE DURAÇÃO
Nas últimas décadas houve um fortalecimento do papel das grandes corporações e da privatização da cultura, com participação das grandes empresas no financiamento do trabalho artístico incentivado pelas próprias políticas públicas através de leis de incentivo fiscal. No mercado musical essas possibilidades de financiamento estatais e de patrocínio empresarial têm sido frequentemente utilizadas para o fomento das produções musicais, ocupando um espaço anteriormente exercido pela indústria fonográfica. Essa nova realidade traz aos músicos, sobretudo aos músicos independentes, os que normalmente concorrem e recorrem a esse tipo de financiamento, novos desafios, relações e tensões específicas.
O objetivo do curso é refletir sobre o papel e centralidade do patrocínio no financiamento à cultura na contemporaneidade e apresentar a músicos e produtores conhecimentos interdisciplinares de marketing, gestão e sociologia para auxiliá-los em seus projetos, buscando uma atuação mais consciente e assertiva na busca e manutenção de parcerias com empresas patrocinadoras.
O curso é direcionado para músicos e produtores culturais. As aulas terão uma metodologia híbrida, combinando aulas expositivas e estudos de caso.
AULA 1: Conhecendo o patrocínio
O que é o patrocínio? Breve histórico dessa modalidade e relação com as políticas públicas. Panorama do mercado musical na atualidade.
AULA 2: Interesses e benefícios do patrocinador
Quais os interesses das empresas patrocinadoras? Como os produtos culturais na música geram benefícios as empresas. Os principais casos de patrocínio a música no século XXI – estudos de caso.
AULA 3: Jogando o jogo do patrocínio
Dicas e cuidados para produtores e músicos. Expectativas e caminhos para o patrocínio. Comunicação e difusão de projetos musicais. Relacionamento com patrocinador.
Produtora, gestora cultural e pesquisadora, é professora na pós graduação de Gestão, Política e Produção Cultural da Unicamp. Doutoranda em Sociologia da cultura pela UNIFESP, é mestre pela mesma universidade, tem pós graduação em Gestão de Projetos Culturais pela Escola de Comunicação e Artes – USP e graduação em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista, UNESP. Iniciou seu trabalho com Produção Cultural em 2005, quando criou a Bendita Produções, que já assinou a produção executiva de músicos do cenário independente de São Paulo e Rio de Janeiro. De 2008 a 2009 trabalhou na produtora Barracão Cultural, responsável pela produção e elaboração de projetos de espetáculos musicais e teatrais. Fundou e editou o site de programação cultural Uia Diário e seu programa de rádio de 2007 a 2017. De 2011 a 2019 foi sócia e diretora executiva do Cultura e Mercado, escola e produtora de conteúdo sobre gestão cultural. De 2015 a 2018 foi professora no curso de Produção Cultural da FMU, e de 2018 a 2020 nos cursos de pós graduação em Gestão Cultural e Arte-Educação do Senac SP. É também compositora, e tem letras suas gravadas por músicos como Elza Soares, Lia de Itamaracá, Juçara Marçal, Romulo Fróes, entre outros.
Avaliações
Não há avaliações ainda.