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ATENÇÃO: INSCRIÇÕES VIA SYMPLA (LINK ABAIXO)**
ESSE CURSO É UMA REALIZAÇÃO DO LABORATÓRIO SOCIOCRIATIVO, EM PARCERIA COM O CULTURA E MERCADO.
42 HORAS DE DURAÇÃO
A necessidade de capacitação técnica para aumentar a colaboração, gerando fluxo a partir de uma visão econômica de abundância, é tão concreta quanto para a ampliação da competitividade na perspectiva de uma visão econômica de escassez. É muito comum as pessoas acreditarem que, para colaborar, basta vontade e necessidade, que é uma prática orgânica, que simplesmente acontece. Essa afirmação é em parte verdadeira. Somos seres biologicamente programados para colaborar e os movimentos colaborativos espontâneos acontecem frequentemente na vida em sociedade, principalmente nos ambientes afetivos. Mas quando passamos a enxergar a colaboração como um recurso para criação e produção, como potência para gerar retorno econômico, como ferramenta para realização de projetos complexos, ou mesmo, paradoxalmente, como estratégia para sobreviver em mercados altamente competitivos (sim, os opostos são simultâneos), nos deparamos com algo que precisa ser ativado e gerido, algo que requer uma instrumentação própria e o desenvolvimento de novas habilidades. Ao acessarmos essa consciência, do quanto a prática colaborativa pode ser qualificada, nos damos conta de que tudo o que experimentamos até então como prática colaborativa é a ponta de um iceberg.
Novas habilidades para uma outra realidade
Profissionais e empreendedores passaram décadas munindo-se de repertórios, métodos e competências para controlar, planejar, dirigir, analisar, cumprir metas, lidar com hierarquias, entre outras práticas associadas a um mundo em que tudo aparentemente estava sob controle. Mas o que vivemos agora é um momento de transição radical e acelerada que também nos confronta com outros desafios: lidar com o que não pôde ser previsto, improvisar, intuir, compreender, mediar, tecer relações nas divergências, interconectar, lidar com dinâmicas participativas horizontais, construir consensos, ver de forma multidimensional, manter a integridade em meio ao caos, cuidar do que está emergindo… Um momento que nos exige não somente novos recursos e habilidades, mas uma completa mudança na forma de ver o que realizamos.
Colaboração, criatividade e inovação
A colaboração criativa, tema a ser trabalhado no curso, é uma prática específica de colaboração onde a interação entre pessoas permite a criação ou descoberta partilhada de algo novo (obras, produtos, movimentos, relações). Nesse tipo de processo, a criatividade surge a partir de significados e compreensões apenas possíveis devido à existência de um grupo, de uma rede de diversas percepções, repertórios, linguagens e experiências. Cada pessoa, ao integrar o círculo, gera possibilidades muito mais amplas que a simples soma dos conteúdos agregados pelo coletivo.
Em um tempo de crise, incertezas e impermanências, a colaboração criativa passa a ser um recurso indispensável para semear e nutrir redes de parceiros e clientes, aumentar a abundância econômica e visualizar oportunidades e possibilidades que, de tão novas, não somos capazes de enxergar sozinhos. E, dependendo de como for articulada, a prática colaborativa criativa pode ser uma excelente oportunidade de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Como funciona?
O curso é totalmente baseado em práticas colaborativas e exercícios reflexivos. Durante as dinâmicas em grupos, os alunos atuam como pesquisadores, colhendo percepções, sentimentos e insights. As descobertas são partilhadas em plenárias em que facilitador e participantes vão construindo juntos aulas horizontais sobre os conteúdos transversais do programa, sempre de forma articulada com a prática e a experiência acumulada pelo grupo.
Minipalestras ao vivo e roteiros de leituras e experimentos completam o percurso de estudos.
No Laboratório Final, os participantes vivenciarão um processo real de criação colaborativa, podendo colocar em prática os conhecimentos adquiridos.
45 dias após o encerramento das aulas, será realizado um encontro online de acompanhamento para que o grupo possa observar, de forma colaborativa, o que emergiu na vida de cada participante após a formação.
Devido à profundidade das práticas envolvidas, o curso é uma excelente oportunidade para fazer novas conexões e parcerias.
1- Fundamentos gerais:
2- Sustentando o ambiente colaborativo e criativo: presença, telepresencialidade, confiança, horizontalidade, visão compartilhada, multiplicidade de perspectivas e linguagens.
3- Observando (e se observando nas) relações interpessoais e situações sociais: polaridades, relações de poder e sombras.
4- Cuidando de processos colaborativos: fluxo criativo (flow), emergências e colheitas.
5- Desenvolvendo habilidades colaborativas: observação, leitura e intervenção em processos vivos; auto-observação; escuta ativa; escrita reflexiva, sensibilidade e cuidado do tempo.
6- Ferramentas: metodologias sociais participativas, observação fenomenológica, dicas práticas.
O QUE VOU APRENDER AO PARTICIPAR DO CURSO?
O curso traz a oportunidade de desenvolver habilidades pessoais e interpessoais tais como:
BIBLIOGRAFIA
Bennis, Warren; Biederman, Patricia Ward. Os Gênios da Organização – as Forças que Impulsionam a Criatividade das Equipes de Sucesso. São Paulo: Editora Campus, 1999.
BOHM, David. Sobre a Criatividade. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
Esteves-Vasconcellos, M. A Nova Teoria Geral dos Sistemas. Dos sistemas autopoiéticos aos sistemas sociais. São Paulo: e-book, Livraria Cultura / Kobo Books, 2013.
John-Steiner, Vera: Creative Collaboration. Oxford: Oxford University Press, 2000.
JOHNSON, Steven: De Onde Vêm as Boas Ideias. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
Kaplan, Allan: Artistas do Invisível. São Paulo: Instituto Fonte e Fundação Peirópolis, 2005.
Maturana, H. & Varela, F. A árvore do conhecimento. As bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Editora Palas Athena, 2007.
Paulus, Paul: Group Creativity: Innovation Through Collaboration. Oxford: Oxford University Press, 2003.
PORTO, Marta: Imaginação. Reinventando a Cultura. São Paulo. Pólen, 2019.
Consultor, mentor e facilitador, especializado em colaboração criativa e negócios autorais. Fundador do Laboratório Sociocriativo. Formado pelo programa Artistas do Invisível (The Proteus Initiative (África do Sul) e Instituto Fonte). Consultor da Unesco. Com mais de 30 anos de atuação, atendendo grandes empresas, fundações e governos, é pioneiro no desenvolvimento de modelos transversais de gestão cultural no Brasil. Trabalha na convergência cultura, economia criativa e desenvolvimento social. Sua metodologia de formação de empreendedores criativos recebeu, em 2012, o Prêmio Economia Criativa, categoria Formação para Competências Criativas, concedido pelo Ministério da Cultura.
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