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CURSO 100% ONLINE EM TEMPO REAL
12 HORAS DE DURAÇÃO
PRÉ-REQUISITO: TER CONCLUÍDO O CURSO PRÁTICAS EM CURADORIA (antes de realizar a inscrição, é necessário enviar um e-mail para atendimento@culturaemercado.com.br , a fim de comprovar a participação, e conclusão, no curso Práticas em Curadoria)
O módulo II do curso Práticas em Curadoria visa a elaboração de um projeto curatorial que transcorre pelas etapas de sua constituição, através de discussões sobre as relações inerentes à pesquisa e à viabilização das propostas, elencando as atividades correlatas da prática curatorial em diálogo com as disposições atuais.
O exercício do pensamento decolonial e a tomada de uma posição estético-política diante da arte contemporânea propõem uma nova forma de performatização das histórias e das culturas não-hegemônicas. Deste ponto de vista, a constituição de novas institucionalidades e a produção de outros públicos e comunidades se tornam importantes eixos de desdobramento das ações curatoriais.
A curadoria decolonial aponta para o diálogo de sujeitos, processos e criações comprometidos com a expansão de expressões artísticas periféricas, ou seja, aquelas premissas que não governam o pensamento hegemônico.
O pensar e o refletir sobre este contexto, transformado em uma exposição, possibilita não só aproximar-se de seu público mas, quem sabe, transformar o modo vigente de entendimento das diferenças e de seu lugar na atualidade.
Concepção, pesquisa, conceituação
Nesta primeira etapa, composta de 2 encontros, os participantes irão refletir sobre suas ideias e sobre o recorte curatorial; tipo de mostra; artistas e obras participantes; sugestão de espaço/local; definição de público; levantamento de informações e detalhamento.
Curadoria educativa e mediação
Apresentação dos conceitos de mediação e curadoria educativa; partes e etapas que compreendem uma curadoria educativa; formatos de mediação e produtos que podem compor um projeto educativo.
Planejamento e produção
Nos dois encontros, os alunos irão aprender sobre o conceito de projeto e a importância de detectar as partes interessadas, refletindo sobre as condições ideais para o encaminhamento dos projetos. A partir disso, eles iniciam etapas e processos pertinentes à área de produção de exposições como, por exemplo, os principais documentos a serem elaborados, importância de se ter um bom escopo nos contratos, processos de planejamento e execução, monitoramento e finalização do projeto, sempre respeitando a interdisciplinaridade, inerente a esse tipo de projeto.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
BASBAUM, Ricardo. Manual do artista-etc. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2013.
CAMNITZER, Luis. Arte contemporânea colonial. In: FERREIRA, Glória e COTRIM, Cecília (orgs.). Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2009, p. 266-274
__________________ Introdução. In: PÉREZ-BARREIRO, Gabriel; CAMNITZER, Luis (org.). Educação para a arte, arte para a educação. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2009.
CARVALHO, A.; CORDEIRO, L. M. W. Práticas curatoriais decoloniais em diálogo. Palíndromo, Florianópolis, v. 14, n. 34, p. 115-138, 2022. DOI: 10.5965/2175234614342022115. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/21673 acesso em 18 de abril de 2023
COLETIVO 28 DE MAIO (2017). O que é uma ação estético-política? (um contra manifesto). Vazantes. Vol. 01 _n. 01 _ 2017.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FARIAS, A. Do conceito ao espaço, 3. São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2002.
FERREIRA, Gloria. Crítica de arte no Brasil: temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro:Funarte, 2006.
FRANCO, Maria Ignez Mantovani 2018. Planejamento e Realização de Exposições (Coleção Cadernos Museológicos, 3) Editorial: Instituto Brasileiro de Museus Disponível em http://www.ibermuseos.org/pt/recursos/documentos/planejamento-e-realizacao-de-exposicoes-colecao-cadernos-museologicos-3/ acesso em 18 de abril de 2023
FRIQUES, M. S., & BASBAUM, R. (2020). O que pode uma curadoria descolonial? [Apresentação do dossiê]. REVISTA POIÉSIS, 21(35), 11-16
KILOMBA, Grada. A Máscara. trad.Jéssica Oliveira de Jesus. Cadernos de Literatura e Tradução. Universidade de São Paulo. n. 16, 2016. p. 171 – 180.
MARTINS, Mirian Celeste. Curadoria educativa: dispositivos para encontros. In: Pensar juntos mediação cultural: [entre]laçando experiências e conceitos. 2. ed. /organização de Mirian Celeste Martins. – São Paulo: Terracota Editora, 2018. – (Série &arte&educação&cultura&)
RAMOS, A D (Org.). Sobre o ofício do curador. Porto Alegre: Editora Zouk, 2010.
SILVA DINIZ, G., & Figueiredo Lage, C. . (2021). Curadoria Educativa e Mediação Cultural em Exposições de Artes Visuais (Dossiê: A História da Arte e das Artes Plásticas nas narrativas sobre curadorias e exposições): Linguagens Nas Artes, 2(1), 29–38. Disponível em https://revista.uemg.br/index.php/linguagensnasartes/article/view/5593 acesso em 20 de abril de 2023
Vagas limitadas: Máximo de 15 alunos por turma.
O Cultura e Mercado reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou cancelar o curso.
Mestre em Artes Visuais com linha de pesquisa em Teoria, História e Crítica de Arte pela Faculdade Santa Marcelina, graduada em Licenciatura em Educação Artística pela FMU.
Foi curadora da Exposição Alicerces da Forma – retrospectiva de Alice Brill no Museu de Arte Brasileira da FAAP, e co-curadora da exposição da mesma artista no Museu de Energia de Itu. Desde 2014 atua como professora convidada na Pós-Graduação em Museologia e Colecionismo, com a disciplina de Produção de Exposições no Centro Universitário Belas Artes. Atuou também como professora convidada para o curso de Pós-Graduação em Curadoria no SENAC, para ministrar a disciplina de Produção de Exposições, e atualmente ministra a disciplina de Produção Executiva na Pós-Graduação em Gestão de Projetos na mesma instituição.
Coordenou a produção de mais de 150 exposições nacionais e internacionais e mais de 100 eventos, passando por instituições como Brasil Connects, Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, Expomus, Museu Afro-Brasil, Museu de Arte Moderna de SP, Fundação Bienal de SP, Centro Cultural da Espanha em SP, Centro Cultural Banco do Brasil e Instituto Tomie Ohtake.
Idealizadora da Duk Produção.
Mestre em Artes/Teatro pela ECA/USP, Especialista em Gestão em museus pela Universidade Cândido Mendes, possui Licenciatura Plena em Artes pela FAAP.
É profissional da área de Educação em Museus, onde atua na concepção e coordenação de programas educativos para exposições e museus, gestão de equipes e na formação de educadores de instituições culturais.
Desde 2007 coordena o Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa. Na área de Educação atuou como professora de Artes e Teatro em todos os níveis, em especial na Educação Infantil, e na formação de professores com ênfase na utilização de jogos na construção do conhecimento.
Artista visual, curadora independente e professora de Pós-Graduação. Possui especialização em Gestão de Museus pela Universidade Cândido Mendes/Expomus- São Paulo 2020. Mestre em Comunicação e Artes – Poéticas Visuais – pela USP / ECA. Professora dos cursos de Pós-Graduação no Senac SP em Fotografia e Arte e Gestão de Projetos Culturais e em Museologia, colecionismo e curadoria na Belas Artes SP. Colaboradora do Cultura e Mercado de São Paulo – com o curso Práticas em Curadoria, desde 2016.
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