Storytelling - Cultura e Mercado

Apresentação

O curso de Storytelling  ensina como os conceitos utilizados por escritores, roteiristas e demais profissionais da indústria do entretenimento, podem ser aplicados à comunicação corporativa em diversas vertentes: branded content, product placement, mídias sociais, eventos, apresentações, branding etc. No final os alunos vivem o processo autoral de criar histórias na prática, além das possibilidades de explorar todo esse potencial com a transmídia.

Abundância de informação gera escassez de atenção. Herbert Simon, economista e ganhador de um Nobel, apresentou esse conceito em 1971. Mais de 40 anos depois isso nunca foi tão válido.
Com a ascensão da internet ocorrida nos últimos 15 anos, produzir conteúdo nunca foi tão fácil, para o bem e para o mal. A medida em que somos inundados por novas informações, o resultado é que temos cada vez menos tempo para consumi-las.

É nesse contexto que o storytelling – ou técnicas de contação de histórias – utilizadas há muito por escritores, roteiristas e dramaturgos, desperta cada vez mais o interesse de profissionais que tenham desafios de comunicação pela frente, sejam executivos, publicitários, produtores culturais ou qualquer um que precise vender algo a algum público.

Uma história bem contada não só tem o poder de capturar a atenção do público, como é capaz de transmitir conhecimento, gerar significado e engajar o público em uma determina direção. O Workshop de Storytelling tem como propósito ensinar a arte a criar e contar histórias a partir de um objetivo de comunicação.

Esse curso é direcionado para produtores culturais, publicitários, executivos, empresários e curiosos em geral. Em outras palavras, para qualquer um que tenha interesse em usar o stotytelling para vender seu peixe.

Bibliografia indicada:

Story – Robert McKee
Manual do Roteiro – Syd Field
The Elements of Persuasion – Richard Maxcwell / Robert Dickman (apenas em inglês)
O Herói e o Fora da Lei – Carol Pearson / Margaret Mark
Publicidade + Entretenimento – Scott Donaton
Cultura da Convergência – Henry Jenkins
As Intrépidas Aventuras de um Jovem Executivo – Daniel H. Pink
Desvendando os Quadrinhos – Scott McCloud
How to Write a Transmedia Production Bible – Screen Australia

Entrevista:
Usando o storytelling para pojetos culturais

Programa

AULA 1 | Introdução ao Storytelling | Conceitos básicos e estrutura de história

AULA 2 | Storytelling aplicado à comunicação | Discussão de cases em diversos formatos

AULA 3 | Design de histórias | Módulo prático, onde os alunos criam suas histórias a partir de um objetivo

AULA 4 | Transmídia | Teoria, prática e tendências

Serviço

Especialistas

Tenho interesse nesse curso

    Nome *

    Email *

    Mensagem

    Avaliações

    Não há avaliações ainda.

    Seja o primeiro a avaliar “Storytelling”

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pular para o conteúdo