O Festival Internacional de Veneza, um dos mais populares festivais de cinema na Europa, está com inscrições abertas. Em 2012, o evento chega à sua 69ª edição e conta com uma série de mostras competitivas, além de uma programação paralela.

O  festival aceita apenas filmes inéditos produzidos após 15 de setembro de 2011, que nunca participaram de outros festivais e nem foram exibidos internacionalmente, seja em salas de cinema ou na internet. Os filmes devem apresentar legendas em inglês.

A principal mostra competitiva, Venezia 69, seleciona até 20 longas-metragens em caráter de estreia mundial apresentados ao público. Um júri de personalidades do mundo cinematográfico e cultural escolherá o melhor filme, que será premiado com um Leão de Ouro, e o melhor diretor, que receberá um Leão de Prata.

Os melhores ator e atriz receberão o troféu Coppa Volpi, nomeado em homenagem ao criador do Festival de Veneza. Atores e atrizes estreantes concorrem ao prêmio Marcelo Mastroianni. As categorias técnicas também competem por um troféu e o júri pode entregar prêmios especiais de acordo com as necessidades do festival.

O evento também promove uma mostra não-competitiva, que exibe longas-metragens considerados os mais importantes do ano pela curadoria, normalmente obras de diretores bem-sucedidos em edições passadas do festival. A mostra é também reservada para estreias mundiais, mas abre exceções para filmes que tenham sido exibidos apenas em seus países de origem.

A mostra competitiva Horizontes se destaca por exibir obras que buscam inovar dentro dos padrões estabelecidos pela indústria cinematográfica, normalmente filmes independentes que têm dificuldade em se caracterizar dentro de gêneros ou tendências. Trabalhos de diretores estreantes também têm o seu espaço na mostra, que se divide nas seções para longas-metragens e curtas-metragens.

Um júri especializado premiará o melhor filme das duas categorias com um troféu. A melhor obra de estreia de todas as mostras do festival, oficiais ou paralelas, receberá US$ 100 mil como incentivo e o troféu Luigi de Laurentiis, cujo nome é uma homenagem a um famoso produtor italiano falecido em 1992.

O prazo para se inscrever termina no dia 21 de junho. Mais informações pelo site www.labiennale.org.

Apoio – A Agência Nacional de Cinema (Ancine) apoia diretores e produtores que desejem enviar filmes para as mostras oficiais e paralelas do Festival Internacional de Veneza. O auxílio se configura como apoio tipo A, ou seja, concessão de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro para a promoção do filme.

Para saber mais sobre o programa, clique aqui.

*Com informações do site da Ancine


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *