A ministra da Cultura Marta Suplicy informou nesta terça-feira (13/3) que o Vale-Cultura não poderá ser utilizado para o pagamento de mensalidades de TV por assinatura. O anúncio foi feito durante conferência “Praticando Soft Power: as perspectivas brasileira e britânica”, realizada no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo.
Em entrevista ao jornal O Globo, no dia 26 de fevereiro, a ministra havia afirmado que o benefício poderia ser utilizado dessa forma, o que gerou surpresa no setor cultural. No evento, Marta disse que recuou na decisão após ter ouvido representantes da classe artísticas durantes suas viagens pelo Brasil. “Não sabemos o que o povo vai querer ver, mas precisamos dar chance para as pessoas experimentarem. Então nós vamos focar no teatro, na música, no livro”, declarou.
O Vale-Cultura é um auxílio complementar ao salário, com R$ 50 de crédito para o consumo de produtos culturais. O benefício será concedido a trabalhadores contratados com carteira assinada que ganhem até cinco salários mínimos.
A expectativa do MinC é que, ainda este ano, o benefício atinja R$ 300 milhões em investimentos e 1 milhão de trabalhadores atendidos.
Clique aqui para saber mais sobre o Vale-Cultura.
*Com informações do site do MinC e do jornal O Globo