A Federação Espanhola de Município e Províncias da Espanha (FEMP) editou um guia para avaliação de políticas culturais locais, dirigida aos responsáveis culturais, tanto políticos como técnicos, dos governos locais.
Trata-se de um guia prático com ferramentas para formulação e auto-avaliação de políticas culturais locais, criadas para orientar, refletir e aprimorar o trablho dos governos locais em matéria de cultura. Contém ampla reflexão teórica sobre os temas em que as políticas culturais tem uma maior capacidade de progresso e transformação. Conta também com um sistema de indicadores (316 no total) para avaliação das políticas, no contexto que define a Agenda 21 da cultura. O sistema de indicadores se formula a partir da uma aproximação qualitativa e quantitativa.
O Guia é focado nos seguintes temas:
• Relação entre cultura e desenvolvimento: econômico, social, territorial
• Transversalidade nas políticas culturais em um município
• Cultura y participação cidadã; acessibilidade da oferta cultural
• Papel das iniciativas relacionadas com a memória
• Inovação e construção de identidades locais
A edição do Guia foi dirigida por Eduard Miralles, assessor de relações culturais da Diputación de Barcelona, e coordenada por Juana Escudero, responsável pela área de cultura da FEMP e tem o apoio do Ministério da Cultura da Espanha.
No Brasil, cidades como Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, São Luis e São Leopoldo já aderiram à Agenda 21 da Cultura, apoiada também pela Brant Associados.
Para maiores informações clique aqui.
1Comentário