O novo livro de Newton Cannito, recém-lançado pela editora Summus, em parceria com o Instituto de Estudos de Televisão, fala de “Interatividade, Convergência e Novos Modelos de Negócio”. Ainda estou no meio do livro, mas já li o suficiente para indicá-lo com entusiasmo aos leitores de Cultura e Mercado.

O autor fala do assunto com tripla propriedade: a do acadêmico (o livro é uma adaptação de sua pesquisa de doutorado); a do profissional do setor, atuante como roteirista e diretor; e a do ativista, envolvido com discussões públicas à frente do IETV, do FICs e tantos outros projetos, o que já possibilitou inúmeros intersecções e debates acerca da cultura e das políticas culturais.

Cannito aborda e projeta o futuro do que ele classifica “TV 1.5” (uma analogia à web 2.0) com rara liberdade criativa,  sobretudo no que tange à relação da TV com outras mídias, linguagens e formatos audiovisuais. Apresenta um esforço redobrado em defesa de um olhar específico para a televisão, não apenas como meio difusor, mas como ambiente estético e ético.

liberdade criativa e profundidade analítica marcam a obra de Newton Cannito

testa as teorias predominantes no setor com análises simplificadas, traduzidas para o leitor menos acostumado com o rebuscamento teórico e com a tecnocracia dos mercados. Desconstrói alguns mitos de forma direta e até mesmo irônica, às vezes sarcástica, um estilo próprio do autor.

A Televisão na Era Digital é mais do que um mapa apontando os possíveis caminhos da televisão para o novo milênio. É uma obra de referência, que nos ajuda a compreender as escolhas do mercado, as tendências políticas e as oportunidades para quem trafega num ambiente cada vez mais amistoso e aberto e não por isso mais fácil e acessível a qualquer cidadão (um dos mitos que ele contesta é o do multiprotagonismo).

Ao concluir a obra, o autor faz propostas concretas para transformar a TV brasileira, garantindo seu pleno desenvolvimento. “Temos possibilidades reais de desenvolver uma televisão soberana, que atraia o interesse do povo e conquiste plateias internacionais, contribuindo para a construção de uma nova civilização com mais tolerância e menos conflito”, complementa Cannito.

Título: A televisão na era digital – Interatividade, convergência e novos modelos de negócio
Autor: Newton Cannito
Editora: Summus Editorial
Preço: R$ 63,90
Páginas: 264
ISBN: 978-85-323-0658-6
Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890
Site: www.summus.com.br


Pesquisador cultural e empreendedor criativo. Criador do Cultura e Mercado e fundador do Cemec, é presidente do Instituto Pensarte. Autor dos livros O Poder da Cultura (Peirópolis, 2009) e Mercado Cultural (Escrituras, 2001), entre outros: www.brant.com.br

2Comentários

  • Patrícia, 22 de março de 2010 @ 15:01 Reply

    Achei a matéria interessante, mas senti falta de exemplos mais concretos de como ele vê o desenvolvimento da TV e de como ele acha que deveria ser.

  • Cultura e Mercado – Leonardo Brant « A TELEVISÃO NA ERA DIGITAL, 20 de abril de 2010 @ 12:19 Reply

    […] Leia a resenha completa no link abaixo: sss://culturaemercado.com.br/resenhas/a-televisao-na-era-digital/ […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *