A construção de políticas públicas para mídias livres, a busca de uma rede social livre e o debate sobre as revoluções árabes serão temas do III Fórum de Mídia Livre (FML), que acontece em Porto Alegre (RS), nesta sexta (27/1) e sábado (28).
O evento também irá trazer para o debate o software livre, a apropriação tecnológica e a regulação da mídia.
Organizado por entidades da sociedade civil e veículos alternativos, a terceira edição do evento servirá como preparatória para a sua versão internacional, o II Fórum Mundial de Mídias Livres (FMML), que ocorrerá em julho durante a Cúpula dos Povos na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (RIO+20).
Nas discussões sobre apropriação tecnológica estará proposta a construção de uma grande rede social baseada em software livre para os movimentos sociais. A ideia é criar uma rede autônoma que facilite a organização dos militantes.
Em paralelo ao FML, dividindo o espaço físico e com uma proposta mais interativa, acontecerá o Conexões Globais, evento que procura promover o diálogo sobre as formas de ativismo social na era da internet.
O Conexões contará com oficinas, webconferências, shows de música, lançamento de livros e atrações artísticas, atividades que terão em comum o apoio a cultura digital. Temas como direitos humanos e civis na internet e direito autoral estarão em discussão.
O intercâmbio com os movimentos que tiveram destaque em 2011 ocorrerá por meio de webconferência com ativistas da Espanha, Chile, países arábes, entre outros.
A programação completa dos eventos está disponível nos sites do III Fórum de Mídia Livre e do Conexões Globais.
*Com informações do site do Observatório do Direito á Comunicação