Estão abertas até 31 de outubro as inscrições para a 4ª edição da Bolsa de Pesquisa em Fotografia do Instituto Moreira Salles. Criada em 2018, a Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia terá, pela primeira vez – e de forma permanente a partir desta edição – duas bolsas no valor de R$ 30 mil cada.

Uma das bolsas será oferecida exclusivamente a pesquisadores que pertençam a grupos historicamente silenciados. Nesta edição o grupo escolhido foi o de pesquisadores autodeclarados indígenas, preferivelmente originários de povos do Alto Amazonas. A escolha se explica pelo próprio universo de imagens selecionado para tema desta edição: o conjunto de fotografias produzido por Albert Frisch (1840-1918), alemão que fez os primeiros registros fotográficos conhecidos sobre a floresta amazônica brasileira e seus habitantes.

Embora as perspectivas sanitárias sugiram que em 2022 será possível a retomada das atividades presenciais de forma mais plena, os temas de pesquisa para este ano ainda foram escolhidos a partir dos acervos que se encontram disponíveis digitalmente, garantindo assim a realização dos trabalhos de forma remota.

Para acessar o edital clique aqui.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *