Em sua primeira edição no Brasil, será realizado de 12 a 15 de outubro, no Sesc Consolação, o 4º Prix Jeunesse Ibero-americano, premiação, que há mais de 40 anos recompensa criações internacionais de alta qualidade para o público infanto-juvenil, valorizando produções que visem não somente à diversão do público, mas principalmente àquelas que estimulem o desenvolvimento cultural e social de crianças e jovens. Com realização da Midiativa e do SESC, em parceria com o Goethe-Institut São Paulo, o evento também conta com palestras e workshops com especialistas.
Organizado pela Prix Jeunesse Internacional Foundation, o Festival Prix Jeunesse Internacional é realizado na Alemanha, desde 1964. Para concorrer, canais de televisão e produtores independentes de todos os continentes enviam suas produções que podem ter viés documental ou ficcional, e dirigem-se a faixas etárias que vão de 0 a 15 anos de idade.
Neste ano de 2009, o 4º Prix Jeneusse Ibero-americano apresenta ao público, além das categorias referentes a faixas etárias, duas categorias específicas: Melhores Conteúdos Curtos para Web e Aprendendo com a Experiência. Essa última tem como objetivo reunir e identificar produções audiovisuais que estimulem o aprendizado pela experiência como, por exemplo, a obtida por meio do contato com a natureza.
Além de assistirem aos trabalhos concorrentes em cada categoria do festival, os visitantes também poderão votar nas produções da Mostra Competitiva, assim como participar de palestras e workshops com especialistas. A abertura do festival será realizada no dia 12 de outubro, com o lançamento do livro “El audiovisual y la niñez”, organizada pelo Ailyn Torres e Pablo Ramos.
Para estimular o debate e garantir a discussão de alguns temas, no dia 13, às 14h30, a professora Angharad Valdivia, diretora interina do Instituto de Pesquisas em Comunicação da Universidade de Ilinois e Champaign-Urbana, fará uma palestra sobre como os latinos são representados na televisão para crianças. E, no dia 14, às 14h30, haverá um painel de experiências e relatos de projetos na web, com a presença da Silvia Lovato, representante da PB Kids, Anna Valenzuela, criadora do Migux e Alisson Pedro, da rede social Habbo.
Além destas participações, são presença confirmada representantes do Uruguai, Argentina, Cuba, Chile e Panamá. Para saber mais detalhes da programação acesse: www.prixjeunesseiberoamericano.com.br.
O 4º Prix Jeunesse Ibero-americano será realizado de 12 a 15 de outubro no SESC Consolação, localizado na Rua Dr. Vila Nova, 485 – Vila Buarque. Para mais informações, inscrições e horário, clique aqui.
07/10/2009