Estão abertas as inscrições para as oficinas e workshops oferecidos gratuitamente durante a 9ª CineBH – Mostra de Cinema de Belo Horizonte, que acontece de 15 a 22 de outubro.

Este ano, serãFoto: Reproduçãoo oito modalidades de curso – cinco oficinas e três workshops internacionais com a oferta de 305 vagas, para profissionais do setor, da educação, jovens e interessados em cinema. As aulas acontecem na Fundação Clovis Salgado (Palácio das Artes), na Av. Afonso Pena, 1537.

Os interessados em preencher uma das vagas têm até as 20h (horário de Brasília) do dia 7 de outubro para se inscrever. Cada interessado pode concorrer a apenas uma vaga, na oficina que eleger. Após a realização da inscrição, não será permitida a troca da opção escolhida.

Entre os destaques está o Workshop Documental, que acontece no dia 16 de outubro, de 14h30 às 16h30, e contará com a participação de Gudula Meinzolt (Visions du Réel e Festival Internacional de Cinema Nyon), Luiz González Zaffaroni (Doc Montevideo – Uruguai) e Flor Rubina (Chile Doc – Chile).

Na segunda-feira (19) pela manhã, a alemã Marika Kozlovska, consultora de mercados internacionais do programa Cinema do Brasil, fala sobre Oportunidades para o Cinema Brasileiro no Exterior. O painel trará relato de experiências e apresentação de parcerias, estratégias promocionais e de vendas que podem ser aplicadas no contato entre profissionais do audiovisual e representantes do mercado cinematográfico internacional.

À tarde, a diretora, roteirista e dramaturga espanhola Yolanda Barrasa vem especialmente ao Brasil para participar do evento e ministrar o Workshop de Roteiro, em que pretende abordar questionamentos sobre a construção do roteiro, essência do projeto, noção de autoria e as bases fundamentais da dramaturgia.

Como já é tradicional na CineBH, o crítico e curador da Mostra de Cinema de Tiradentes, Cléber Eduardo, ministra a oficina Análises e Estilos Cinematográficos, nos dias 16, 17 e 18 (sexta a domingo). Dos 30 integrantes da oficina, cinco alunos serão selecionados para formar o Júri Jovem, que vão atuar na 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes, em janeiro de 2016.

Uma das novidades do programa de capacitação são as duas oficinas que acontecem nos dias 17 e 18 de outubro e têm como público-alvo os educadores, com o objetivo de contribuir para a formação de professores, abrir diálogo e incentivar, nas escolas ações que possam unir cinema e educação, ferramentas fundamentais de transformação social e construção da cidadania.

A dupla Igor Amin e Vinicius Cabral ministrará a oficina Aprendizagem Como Autor, que irá ensinar e os professores e interessados a produzir e editar conteúdos audiovisuais. E a professora da UFMG e pesquisadora de cinema Cláudia Mesquita é instrutora da oficina A experiência popular nos filmes: breve percurso pelo cinema brasileiro, que vai oferecer um pequeno inventário de formas pelas quais as experiências dos povos foram inscritas e encenadas no cinema brasileiro.

Para os jovens, estudantes e empreendedores a 9ª CineBH oferece duas oficinas dinâmicas e práticas. A oficina Coletivo #eufaçoamostra – Formação e Produção de Conteúdos será ministrada pelos instrutores Igor Amin e Vinicius Cabral, entre os dias 16 a 20 de outubro. E o instrutor Leo Duarte é o responsável pela oficina Empreendedorismo Criativo, que irá abordar o potencial da nova economia e oportunidades do setor audiovisual.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.cinebh.com.br.

*Com informações do site da Revista de Cinema

 


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *