Uma grata surpresa pra mim foi a descoberta da Editora Sulina, que vem publicando excelentes livros sobre estudos culturais, midia e redes, com muita qualidade de editorial. Já recomendei aqui um livro que tornou-se literatura obrigatória.

Estou falando de “A Tela global: mídias culturais e cinema na era hipermoderna”, de Gilles Lipovetsky e Jean Serroy. O exemplar de “A TV em Transição” que acabo de receber, mostrou-se numa rápida leitura, fornecer-nos o material necesário para refletir os destinos da programação da televisão em tempos de profundas mudanças. 

Não é sempre que se consegue reunir, numa mesma publicação, textos que abordem um assunto de forma verdadeiramente complementar e dialógica. Na maioria das vezes, as coletâneas agrupam autores que, escondidos sob um mesmo título, trabalham com objetos distintos e perspectivas teóricas inteiramente conflitantes.

A TV em Transição: Tendências de Programação no Brasil e no Mundo é uma obra bastante orgânica. Reúne artigos de importantes pesquisadores brasileiros e estrangeiros, dedicados a estudar a televisão em suas novas configurações, tanto em termos de formato quanto de linguagem. O assunto é atual e de grande relevância. E as abordagens dos autores, apesar de diferentes, estão em perfeita sintonia na sua busca pelo entendimento das ressonâncias culturais e das implicações sociais e éticas do cardápio internacional de entretenimento e de jornalismo televisivo.

A leitura dos textos, pela qualidade das análises apresentadas, estimula a reflexão e o debate em torno das mutações na produção, na difusão e no consumo dos programas de TV. João Freire Filho conseguiu colocar em diálogo pesquisadores que, de diferentes formas, contribuem fortemente para o desenvolvimento dos estudos sobre a televisão – tão necessários numa sociedade como a nossa, em que este dispositivo técnico ocupa uma centralidade sem comparação em termos de produção cultural.

Autores: Bruno Campanella, Dana Heller, Gabriela Borges, Heather Nunn, Itania Gomes, João Freire Filho, Toby Miller, Vera França, Yvana Fechine.

Para comprar, clique aqui.


Pesquisador cultural e empreendedor criativo. Criador do Cultura e Mercado e fundador do Cemec, é presidente do Instituto Pensarte. Autor dos livros O Poder da Cultura (Peirópolis, 2009) e Mercado Cultural (Escrituras, 2001), entre outros: www.brant.com.br

1Comentário

  • Mônica Marques, 3 de setembro de 2009 @ 13:33 Reply

    Gostaria de ter os contatos desses escritores… sabem como?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *