Estão abertas até 25 de abril as inscrições para a 29ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O edital é voltado ao reconhecimento e à promoção de ações de preservação do patrimônio e que tenham relevância pública e, em 2016, a premiação homenageia o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, no ano em que se completam 100 anos de gravação do primeiro samba – Pelo Telefone, composto por Donga e Mauro de Almeida.
Nesta edição, serão contemplados oito projetos com o valor de R$ 30 mil, quatro em cada uma das duas categorias:
Categoria I – Iniciativas de excelência em técnicas de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural: visa valorizar e promover iniciativas de excelência em preservação e salvaguarda, envolvendo identificação, reconhecimento e salvaguarda; pesquisas; projetos, obras e medidas de conservação e restauro.
Categoria II – Iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do Patrimônio Cultural: visa valorizar e promover iniciativas referenciais que demonstrem o compromisso e a responsabilidade compartilhada para com a preservação do patrimônio cultural brasileiro, envolvendo todos os campos da preservação e oriundas do setor público, do setor privado e das comunidades.
O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade é aberto a pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, que tenham desenvolvido ou estejam desenvolvendo ações para a proteção patrimonial, em território nacional.
Clique aqui para acessar o edital, seus anexos e mais informações.
*Com informações do site do MinC