A Academia Brasileira de Letras (ABL) se prepara para lançar, no próximo dia 19 de março, a quinta edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP). A publicação, que terá 887 páginas, contendo 349.737 vocábulos, incorpora as novas normas estabelecidas pelo Acordo Ortográfico regulamentado no Brasil em setembro do ano passado e já em vigor desde 1º de janeiro deste ano.

Os vocábulos foram dispostos por ordem alfabética, incluindo a classificação gramatical de cada um, além dos cerca de 1.500 estrangeirismos, que aparecem no final da obra. Conforme Evanildo Bechara, coordenador da Comissão de Lexicografia e Lexicologia da ABL e principal responsável pelo Volp, foram adotadas 15 medidas para dirimir dúvidas ou ambiguidades no texto do acordo.

Segundo ele, os critérios adotados pela comissão foram: respeitar a letra do acordo, estabelecer uma linha de coerência quando surgiam princípios aparentemente contraditórios, acompanhar o espírito simplificador da reforma e, nos pontos não discutidos no texto, preservar a tradição ortográfica decorrente das reformas anteriores.

O evento de lançamento acontecerá no Petit Trianon, a partir das 17h30. Os primeiros exemplares do VOLP, de acordo com a ABL, serão entregues ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a alguns ministros.

* Com informações do site Publishnews – Marla Cardoso


contributor

Jornalista e sócia da empresa CT Comunicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *