A Amazon, maior loja online de venda de livros, vai publicar 122 livros físicos e eletrônicos nas próximas semanas, assinando contratos diretamente com os escritores, não com as editoras. A informação é do jornal New York Times, segundo o Radar Econômico do Estadão.
Ao entrar nesse mercado, a companhia se tornou rival de editoras com editoras que ainda são suas fornecedoras.
Um alto executivo da Amazon resumiu o novo cenário do mercado editorial: “As únicas pessoas realmente necessárias no processo de publicação são hoje o leitor e o escritor. Para todo mundo que está entre esses dois polos existem riscos e oportunidades”.
As editoras mostram-se apreensivas com as mudanças. “Se você é uma livraria, a Amazon já compete com você há algum tempo. Se você é uma editora, um dia você vai acordar e a Amazon vai estar competindo com você. E se você é um agente, a Amazon pode estar roubando o seu almoço por estar oferecendo aos autores a possibilidade de publicar diretamente”, afirmou ao Times o agente e editor de livros eletrônicos Richard Curtis.
*Com informações do Estadão.com