A Amazon lançou oficialmente nesta sexta-feira (18/7) seu serviço de assinatura de livros digitais, o Kindle Unlimited. Tido como uma espécie de “Netflix de e-books”, ele dá acesso aos usuários da empresa nos EUA a 600 mil títulos, por US$ 9,99 mensais.
O serviço pode ser utilizado pelos assinantes de forma integrada nos aplicativos para dispositivos iOS, Android, em PCs e Macs, além dos aparelhos eletrônicos da própria Amazon, como o leitor eletrônico Kindle e o tablet Kindle Fire. Ainda há a oferta para os assinantes de dois mil títulos no formato audiobook.
O modelo on-demand adotado pela Amazon no seu novo serviço segue uma tendência que tem se fortalecido nos últimos anos. Nos EUA, por exemplo, os leitores já contam com serviços semelhantes de livros, como o Oyster, que tem o apoio de grandes editoras americanas, como a Penguin Random House e a Macmillan.
Ao site Olhar Digital, a empresa disse que ainda não sabe quando a novidade chegará ao Brasil, mas alguns livros de autores clássicos estão disponíveis em português, como Machado de Assis e Jorge Amado.
*Com informações do site d’O Globo e Olhar Digital