Nesta quinta-feira, dia 20 de agosto, a Ancine e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) anunciaram os contemplados na Linha A do Fundo Setorial do Audiovisual, destinada ao investimento em produção de longas cinematográficos. Foram escolhidos 18 longas que receberão, no total, R$ 15 milhões.

Com R$ 15 milhões disponíveis para investimento, a linha dedicada à produção cinematográfica de longa-metragem (Linha A) do Fundo Setorial do Audiovisual foi articulada, segundo a Ancine, para fortalecer as empresas produtoras brasileiras, promovendo a aliança dessas com distribuidoras nacionais ou internacionais e tornando-as competitivas frente às produtoras internacionais. Nesta primeira chamada pública, a Linha A registrou o maior número de concorrentes entre as quatro linhas de ação iniciais do FSA: inscreveram-se 175 empresas, num total de 220 projetos.

Após a fase de habilitação seguiram na seleção 144 projetos de longa-metragem, divididos em duas modalidades de investimento: complementação de recursos para a conclusão de obras cinematográficas e aporte de recursos na produção. A análise de cada proposta foi conduzida por especialistas da ANCINE e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), agente financeiro do FSA, assessorados por consultores independentes. Em julho, 30 projetos foram convocados para a última fase de seleção, a defesa oral (‘pitching’). Desses, 18 projetos, apresentados por 16 empresas, receberão recursos da Linha A.

Segundo informações divulgadas pela Ancine, a decisão final de investimento foi norteada pelas diretrizes do Fundo Setorial do Audiovisual, tais como: incrementar a produção de obras cinematográficas com potencial de competição nos mercados interno e externo, nos diversos segmentos de público; viabilizar projetos de co-produção internacional, e agilizar o processo de realização e lançamento das obras cinematográficas no mercado brasileiro.

Para mais informações sobre o Fundo Setorial do Audiovisual e os selecionados, clique aqui.


contributor

Jornalista e sócia da empresa CT Comunicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *