A Agência Nacional do Cinema (Ancine) ampliou o prazo de inscrições para o concurso de coprodução Brasil-Argentina, realizado em parceria com o Instituto Nacional de Cine y Artes Visuales (INCAA). Os interessados têm até o dia 15 de agosto para se inscrever.
A Ancine selecionará dois projetos apresentados por produtoras brasileiras que sejam coprodutoras minoritárias dos filmes. Simultaneamente, o INCAA escolherá dois projetos com participação minoritária argentina, apresentados por empresas locais. Os vencedores do edital receberão apoio financeiro no valor de US$ 200 mil cada um.
No total, serão destinados US$ 800 mil na produção de quatro longas-metragens independentes, nos gêneros ficção, documentário ou animação, cujas filmagens não tenham sido iniciadas até a data de abertura das inscrições determinada pelo edital.
A seleção dos projetos seguirá os seguintes critérios de avaliação: qualidade artística e técnica do projeto; relevância da participação artística e técnica do país minoritário na coprodução; relevância do projeto para o incremento da integração entre as indústrias cinematográficas dos dois países.
Cada participante pode inscrever apenas um projeto. Caso contemplado, a obra poderá ainda se beneficiar de outros mecanismos de financiamento a produções cinematográficas.
Clique aqui para acessar o edital.
*Com informações do site da Ancine