Embora a indústria fonográfica reclame sobre as perdas causadas pela pirataria – queda nos lucros e consequente redução dos empregos -, os números mostram que o negócio está longe do final.

A informação é do caderno Link, do jornal O Estado de S. Paulo, a partir de pesquisas da Federação da Indústria Fonográfica.

Em 2010, a indústria da música teve US$ 168 bilhões de lucro. E os direitos autorais correspondem a uma parcela pequena desse bolo: apenas US$ 1,7 bilhões.

Confira os números:

US$ 32,5 bilhões: propaganda em rádios
US$ 27,6 bilhões: venda de músicas gravadas
US$ 25 bilhões: venda de sistemas de som para residências
US$ 24,2 bilhões: venda de MP3 players
US$ 21,6 bilhões: música ao vivo
US$ 16,4 bilhões: venda de instrumentos musicais
US$ 9 bilhões: propaganda em revistas e canais de televisão musicais
US$ 4,8 bilhões: publicação
US$ 1,7 bilhões: direitos autorais

*Com informações do Estadão.com


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