Fruto do Seminário Internacional sobre Mediação Cultural e Social, realizado no Centro Cultural Banco do Brasil (SP), o livro organizado por Ana Mae Barbosa e Rejane Coutinho consolida uma longa pesquisa das autoras, referência quando o assunto é arte no ambiente de ensino.

As organizadoras recolheram os trabalhos apresentados em outubro de 2004 no , e agora apresentam ao público as diferentes  perspectivas apontadas naquela ocasião tendo como parâmetro os trânsitos entre o geral e o particular, as representações institucionais — museus, centros culturais, escolas  e organizações sociais — e as que os representam, procurando dar relevo e voz aos interatores, propositores de diversificadas experiências e pesquisas no campo da
mediação cultural e social no país.

Ana Mae Barbosa é graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre em Art Education pelo Southern Connecticut State College e doutora em Humanistic Education pela Boston University. Professora titular aposentada da Universidade de São Paulo, atualmente é docente da Universidade Anhembi Morumbi.

Rejane Galvão Coutinho é graduada em Educação Artística pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre e doutora em Artes pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora assistente do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.


Pesquisador cultural e empreendedor criativo. Criador do Cultura e Mercado e fundador do Cemec, é presidente do Instituto Pensarte. Autor dos livros O Poder da Cultura (Peirópolis, 2009) e Mercado Cultural (Escrituras, 2001), entre outros: www.brant.com.br

2Comentários

  • regina gouveia, 13 de novembro de 2009 @ 22:50 Reply

    È realmente muito importante essa mediação cultura-educação.E Ana Mae é a chave mestra dessa porta,pessoa inteligente,interessada,compromissada,dedicada e doce. Estive no lançamento de seu mais recente livro e pude ver de perto tudo isso, e comprovar o que tinha ouvido a seu respeito, alias, “respeito” é o que não lhe falta, tem p/ dar e vender,popularmente falando. Autografou p/todos que lhe pediram, e sempre c/uma palavra especial e de carinho! Adorei conhec-la! !abraços a todos.

  • Murilo de Sousa Rosa, 9 de outubro de 2010 @ 15:08 Reply

    Leonardo, infelizmente não tive ainda acesso ao material das escritoras, mas ao tratar da relação arte/educação fico inquieto. Sou professor de história e desenhista, e com o passar do tempo, passei a defender a ideia de que a prática do desenho artístico colabora e muito para a educação e a formação de crianças e adolescentes, assim como qualquer outra prática artística estimulada desde a infância. Minha campanha via internet é estimular pais e professores a incentivar a prática do desenho artístico. O seu incentivo a leitura dessa obra é uma ideia muito boa, e espero que se propague.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *