Salvador vai sediar, na próxima terça-feira (28/2), o primeiro Fórum de Pensamento Crítico, discutindo a relação entre Culturas e Festas. Promovido pela Secretaria de Cultura (Secult-BA) em parceria com a Secretaria de Planejamento (Seplan-BA), a primeira edição do fórum pretende reunir gestores públicos, produtores, estudantes, acadêmicos e agentes culturais.
O tema do encontro foi inspirado pela maior festa popular do Brasil, o Carnaval, e como ela pontua as contradições das cidades baianas, gerando movimentações que repercutem na agenda pública e na economia, questionando a relação entre o público e o privado e o planejamento urbano.
O fórum será coordenado pela assessora especial da Secult, Fátima Froes, e contará com a participação dos professores Mariely Santana, Milton Moura, Paulo Costa Lima, Paulo Miguez, Wlamira Albuquerque e Ordep Serra.
A participação é gratuita, sujeita ao preenchimento de vagas do auditório do Conselho Estadual de Cultura. Mais informações pelo telefone (71) 3103-3412.
Fórum de Pensamento Crítico – Com o papel de estimular debates sobre temas culturais em território baiano, o evento vai realizar onze encontros, um a cada mês, em Salvador. Dentre os temas a serem debatidos estão: a relação entre as cidades com as artes, patrimônio, identidades, cultura digital e economia da cultura.
Para descentralizar a discussão, cidades do interior baiano serão contempladas pelo projeto e realizarão o debate sobre Cidades e Culturas. A intenção é ampliar o alcance do fórum e somar a dinâmica dessas cidades para a discussão.
*Com informações do site da Secretaria da Cultura da Bahia