Após dois anos em processo de restauro e modernização, a Biblioteca Mário de Andrade será totalmente reaberta no próximo dia 25 de janeiro. Além da biblioteca, a segunda maior do país, a Praça Dom José Gaspar, onde ela está localizada, também foi revitalizada e recebeu novo projeto paisagístico.

Inaugurada em 1926, a Biblioteca Mário de Andrade ocupava um edifício na rua 7 de abril e foi transferida para o atual endereço em 1943. Em 1992, foi tombada como Patrimônio Histórico do município. O Plano Integrado de Modernização e Restauro custou R$ 16,3 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Prefeitura de São Paulo.

As obras envolveram: recuperação da fachada, impermeabilização das lajes da cobertura; modernização das redes internas de infraestrutura lógica e elétrica; readequação dos andares de armazenamento do acervo com mecanismos de proteção ambiental; ampliação da área de armazenamento de coleções de obras raras e de artes; construção de mezanino para a guarda do acervo da Circulante, com acesso independente (inaugurado em julho de 2010); restauro dos móveis originais; redistribuição das áreas técnicas e administrativas; implantação de soluções de acessibilidade universal; e reconstituição das salas de atualidades, artes, obras raras e coleção geral.

No dia 25/1 a biblioteca ficará aberta em horário especial, das 12h às 18h, com todos os espaços de atendimento em funcionamento e intensa programação cultural. E ao longo dos próximos meses serão realizados mais eventos em comemoração à reabertura do espaço, com destaque para o ciclo “São Paulo: seus povos e suas músicas”, encontros semanais com palestras e apresentações musicais sobre os imigrantes que vivem em São Paulo.

A Biblioteca Mário de Andrade fica na Rua da Consolação, 94 – Centro, próximo às estações Anhangabaú e República do Metrô. Mais informações no site www.bma.sp.gov.br.

*Com informações da Secretaria Municipal de Cultura


Jornalista, foi diretora de conteúdo e editora do Cultura e Mercado de 2011 a 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *