De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo desta quarta-feira (11/4), o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, deve lançar, dentro das próximas semanas, um edital convocando interessados em coeditar as publicações da entidade.
O objetivo seria amenizar uma crise que teria se instalado na instituição após a demissão de dois funcionários – o jornalista Celso de Castro Barbosa e o editor da Revista História da Biblioteca, Luciano Figueiredo – nos últimos dois meses.
Barbosa foi demitido por Figueiredo, no final de fevereiro, após ter publicado resenha sobre o livro “A Privataria Tucana”. O texto gerou protestos públicos do PSDB e foi tirado do ar. Em março, a Sabin, sociedade que administra a publicação, demitiu Figueiredo, alegando “razões administrativas internas” não especificadas, sem o consenso do conselho editorial.
Segundo a Sabin, no entanto, nenhuma das demissões tiveram qualquer componente de pressão política.
Com o lançamento do edital, o presidente da FBN pretende encerrar a disputa entre a sociedade e o conselho, formalizando as funções de cada um: a sociedade gere a revista e os conselheiros cuidam do conteúdo e da indicação do editor, sem vetos.
Representantes das duas áreas ouvidos pelo jornal, no entanto, acreditam que a medida não deve solucionar o impasse, pois permitiria a recondução de Figueiredo ao comando editorial.
Para ler a íntegra da reportagem, clique aqui.
*Com informações do jornal Folha de S. Paulo