A Fundação Cultural Palmares (FCP) e a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC) assinam nesta quarta-feira (18/7) o Protocolo de Intenções e Programa de Parceria – Cooperação Sul-Sul Conexão Brasil-África.
A intenção é aproveitar a economia criativa como estratégia de desenvolvimento de países africanos e latino-americanos, por meio da cooperação internacional com órgãos de governo e organizações da sociedade civil ligados ao tema.
A proposta é olhar para a diversidade cultural como propulsora da criatividade na resolução de entraves sociais e econômicos, reconhecendo-a como capital humano para o fomento de uma integração de objetivos sociais, culturais e econômicos.
Segundo o acordo que será firmado, compete à FCP implementar políticas públicas que visem dinamizar a participação dos afrodescendentes no processo de desenvolvimento sociocultural brasileiro.
A fundação deve ainda promover ações de inclusão e sustentabilidade dos remanescentes das comunidades dos quilombos e apoiar a integração cultural, social, econômica e política do negro no contexto social do país, além de promover e apoiar o intercâmbio com outros países e com entidades internacionais.
A assinatura do Protocolo de Intenções será no auditório da Fundação Cultural Palmares, em Brasília.
*Com informações do site do MinC