Em audiência com a ministra da Cultura e Comunicação da França, Aurélie Filippetti, a ministra da Cultura do Brasil, Marta Suplicy assinou um memorando de entendimento entre os dois países, visando colaboração na área museológica. José Nascimento, presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Philippe Durey, diretor da Escola do Louvre, também assinaram convênio de capacitação visando a formação de técnicos.
Segundo Nascimento, para os brasileiros o foco é aprender com as áreas de conservação, exposição e gestão, altamente sofisticadas na França. “De outro lado, os franceses têm interesse na ação social dos museus no Brasil. É uma parceria muito produtiva”, disse. O plano de trabalho já está aprovado pelo Ibram e diretoria do Louvre.
Também já está certo que, em 2013, haverá no Brasil um seminário de política e gestão museológica.
No encerramento da audiência, as ministras falaram sobre direitos autorais. Marta contou o andamento das discussões no Brasil e Aurélie mostrou-se disposta a ser parceira em mais um seminário que poderia reunir especialistas numa mesa redonda do tema.
Salão do Livro 2015 – Com bons resultados na participação em feiras, como a do Livro de Frankfurt, este ano, o Brasil avança na Europa também na política pública de longo prazo que visa ampliar a presença do livro brasileiro no exterior.
Haverá homenagens ao país na próxima edição de Frankfurt (Alemanha, 2013), na Feira do Livro Infantil de Bolonha (Itália, 2014) e estão em tratativas 2015, na França, e 2016, na Grã-Bretanha.
*Com informações do site do MinC