A ministra Ana de Hollanda assinou nesta terça-feira (4/10), em Bruxelas (Bélgica) um Programa Conjunto na área da Cultura, com a Comissária para a Educação, Formação, Cultura e Juventude da Comissão Europeia, Androulla Vassiliou. A assinatura aconteceu no âmbito da 5ª Reunião de Cúpula entre Brasil e União Europeia, realizada na sede da organização, também em Bruxelas.

Entre os ítens que pautam a iniciativa estão: o desenvolvimento de ações conjuntas para a implantação da resolução da Convenção de 2005 da UNESCO sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais; o desenvolvimento de Políticas e instrumentos voltados para o desenvolvimento da economia cultural e criativa e suas indústrias; e ações de  proteção e promoção do Patrimônio Cultural e cooperação em Políticas para o Setor Museológico.

O programa, que será desenvolvido no período de 2011/2014,  tem como base uma Declaração Conjunta assinada pela Comissão Europeia e o Ministério da Cultura do Brasil em 18 de maio de 2009, no Brasil. Também nesta data foi lançado um “Diálogo Setorial” para a área de cultura entre o MinC e a Comissão Européia.

De acordo com o diretor de Relações Internacionais do MinC, Marcelo Dantas, o programa vai intensificar não somente o intercâmbio de artistas e intelectuais com a Europa, mas desenvolverá ações voltadas para a Economia Criativa, como, por exemplo, a realização de seminários internacionais sobre o tema. Ainda segundo Dantas, uma outra atividade dentro do Programa entre o MinC e a Comissão Europeia é o intercâmbio das chamadas “residências criativas”, nas quais Brasil e UE trocarão experiências e elaborarão projetos e ações.

*Com informações do site do MinC


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *