Foi lançada na útima semana uma rede social que tem como objetivo estimular a participação dos cidadãos nos assuntos municipais e avaliar a qualidade dos espaços urbanos, a Myfuncity Cidades Sustentáveis.
O aplicativo permitirá ao usuário avaliar a qualidade das cidades a partir de 12 indicadores relacionados ao trânsito, segurança, meio ambiente, saúde e educação. A pontuação recebida por cada indicador servirá para a elaboração de um mapa sobre a satisfação dos cidadãos com os serviços públicos, que será enviado a prefeituras, secretarias, jornais, emissoras de rádio, revistas ou qualquer outra entidade cadastrada.
O questionário tem 12 perguntas que mudam de hora em hora – a única que permanece a mesma é: “Qual é seu humor hoje”, para que se possa ter um “grau de confiabilidade” nas respostas. Até agora, foram elaboradas 96 questões. “Também será possível criar perguntas voltadas para uma cidade específica, caso alguma prefeitura tenha o interesse de saber a opinião da população sobre determinado tema”, explica o presidente do movimento, Mauro Motoryn.
Os usuários poderão manifestar sua opinião por meio do Facebook e Twitter. A partir de 19 de outubro, o aplicativo estará disponível para iPhones e iPads, com um recurso de geolocalização que indicará automaticamente onde está o usuário. O dia também marca o lançamento em três cidades dos Estados Unidos. No fim do mês, será a vez dos celulares com sistema operacional Android, do Google.
O projeto, que vem sendo desenvolvido há dois anos, nasce com a parceria de mais de 700 entidades, por meio da Rede Nossa São Paulo, Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, Cidade Escola Aprendiz, Catraca Livre e do Museu da Pessoa. A fonte de receita virá de anunciantes. Até o fim de 2012, o Myfuncity pretende reunir cerca de 10 milhões de usuários no Brasil e 50 milhões no mundo.
*Com informações do UOL Tecnologia e da Veja Online