Acontece em Cannes, na França, de 4 a 7 de abril, a edição de 2011 do MIPTV, um dos principais eventos mundiais sobre conteúdo de entretenimento.

O Brazilian TV Producers (BTVP), programa internacional para promoção de conteúdo audiovisual independente, realizado pela Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPI-TV), em parceria com a Apex-Brasil, Secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura e EBC/TV Brasil, levará uma comitiva brasileira ao evento.

Neste ano, a participação do Brasil no MIPTV teve um aumento de mais de 100% se comparado ao ano passado. A comitiva do BTVP contará com 24 produtoras brasileiras, representadas por 34 pessoas. O MIPTV 2011 reunirá mais de 11 mil profissionais de 107 países, cerca de 4 mil compradores e 1.500 expositores durante seus quatro dias.

A mesa “Working with Latin America” reúne o presidente da ABPI-TV, Marco Altberg, e produtores de outros países da América Latina. Altberg falará sobre como trabalhar com a produção independente brasileira. Fernando Dias, produtor da Grifa/Gullane, também participa da mesa, expondo um caso de sucesso de coprodução entre França e Brasil, a série Extintions.

Na quarta-feira, 6 de abril, a ABPI-TV participa do Content 360 Spotlight Session, em que o tema debatido é a produção de conteúdo multiplataforma. Dois projetos brasileiros serão apresentados: The Football Project, da produtora Mosquito, projeto participante do PIC Novos Formatos, e MoonFlower, da produtora Umana, uma coprodução com a Stalight Runner Entertaiment, de Jeff Gomez.

Além da presença no MIPTV, os produtores brasileiros também participação do MIPDOC, um showcase internacional de documentários; MipFormats, evento de pitching e showcase de projetos multiformatos; e da primeira edição do Connected Creativity uma conferência com líderes da indústria do entretenimento, tecnologia e celular.

A delegação do BTVP também marcará presença no Cartoons on the Bay, festival internacional de animação para televisão e conteúdo multiplataforma. Neste ano, o Brasil será o foco do evento como Guest Country e contará com painel de apresentação do país e das empresas brasileiras, além de reuniões individuais de negócios.

Ana Paula Santana, representante do AnimaTV da Secretaria do Audiovisual, Sílvio Da-Rin, gerente-executivo de Negócios Internacionais da TV Brasil, Marco Altberg, presidente da ABPI-TV, Francisco Mistrorigo, da TV PinGuim, e André Breitman, da 2DLab, apresentarão o País no painel Brazil Guest Country.

O BTVP é o programa internacional da ABPI-TV, criado em 2004 e realizado em parceria com SAv/MinC, Apex-Brasil e EBC/TV Brasil. Com o objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional, o BTVP viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e novas mídias).


editor

1Comentário

  • Rafaela - Tudo em Foco, 1 de abril de 2011 @ 4:14 Reply

    Que bacana saber que as produtoras independentes estão começando a ter vez no Brasil. Muito conteúdo legal é produzido, mas acaba não sendo visto por muitas pessoas. Com a participação num evento internacional, experiências podem ser trocadas e com certeza novas ideias surgirão. Quem ganha é o telespectador brasileiro, que pode assistir um conteúdo de mais qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *