O Brasil tem a oportunidade de estreitar os laços com a União Européia em âmbito cultural, sediando o escritório oficial que realizará em toda América Latina atividades relativas a cultura, educação, juventude, audiovisual, inovação e empreendedorismo.

Nesta “agência” funcionarão as Comissões Permanentes (CP) que organizarão, entre outros, os projetos anuais já previstos – como os concursos internacionais: Capital da juventude Latino-Americana, Capital Latino-Americana da Cultura e da Criatividade, Capital Latino-Americana da Inovação e Empreendedorismo – , além  da Semana da Arquitetura e do Design da América Latina e do Mês do Teatro e da Música Latino-Americana.

Concorrem, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Trinidade e Tobago, Uruguai e Venezuela.

O objetivo do concurso internacional é a instalação de uma instituição que promova no âmbito latinoamericano ações inspiradas no modelo das Capitais Européias da Cultura e da Juventude.

Até o momento nenhuma cidade brasileira oficializou a inscrição, que pode ser realizada por parceria público-privada.

As informações para inscrição podem ser obtidas pelo email info@agenciainova.pt, com a seguinte referencia no assunto: 2011/10/Amr.

A data limite para submissão da candidatura é dia 30 de dezembro, mas existem etapas anteriores, como formalização de inscrição, levantamento do caderno de encargos e adjudicação de assistência técnica, que ocorre até o próximo dia 18 de novembro.

A comunicação internacional da cidade vencedora acontecerá até 16 de março de 2012 e o seu anúncio público formal e celebração de protocolo de colaboração será até 30 de abril de 2012, quando então serão iniciadas as atividades na América Latina.

Por delegação da Direção Geral de Educação e da Cultura (Comissão Européia) a gestão do concurso é realizada por um consorcio internacional, composto pelas entidades Agência INOVA (gestão nos paises de língua portuguesa), ECORYS – Research and Consulting e KEA – European Affairs. KPMG – CT Complexity faz a auditoria e fiscalização do concurso.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *