O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza recebe, de 21 a 23 de julho, a programação de  shows e palestra do Festival ForCaos, um dos maiores eventos underground  do Nordeste. As atividades do CCBNB-Fortaleza acontecem paralelamente às do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

As palestras enfocarão temáticas que versam sobre o universo profissional dos músicos, da cultura e da juventude, bem como das redes sociais e sua influência na produção, organização e circulação da música no ciberespaço e na formação dos coletivos em diversos locais do Brasil e da América do Sul. Ao final de cada palestra, acontecerão dois shows de grupos locais e de outras regiões do Brasil.

Veja a seguir a programação, com entrada franca, dos três dias do ForCaos no CCBNB-Fortaleza:

Quinta-feira – 21 de Julho

14h30 – Palestra: A profissionalização do Músico no Brasil
Palestrante: Luciana Requião (instrumentista, arranjadora e doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Autora do livro “Eis aí a Lapa…: processos e relações de trabalho do músico nas casas de shows da Lapa”).
Debatedores: Fábio Barros, advogado e músico; e Gustavo Godói, presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Ceará.

Apresentações musicais:

16h30 – Lavage (CE)
17h15 – Macula (CE)

SEXTA-FEIRA – 22 DE JULHO

14h30 – Palestra: Produções de sentidos musicais e conceituais no Heavy Metal
Palestrante: Cláudia Souza Nunes de Azevedo (pesquisadora e doutora em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) – Rio de Janeiro/RJ)
Debatedora: Abda de Souza Medeiros, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), com pesquisas relacionadas à música, juventudes, mercado e consumo; e Lucas Gurgel, músico e bacharel em filosofia.

Apresentações musicais:

16h30 – December Wants Vengeance (CE)
17h15 – Madness Factory (PB)

SÁBADO – 23 DE JULHO

14h30 – Palestra: A Música e as Redes Sociais
Palestrantes: Ivan Ferraro (Cearense, músico, produtor cultural, diretor da empresa Midiamix Comunicação e presidente da PRODISC – Associação dos Produtores de Disco do Estado do Ceará. Idealizador e coordenador da Feira da Música de Fortaleza, membro da Rede Ceará de Música, ponto de articulação Fora do Eixo) e Talles Lopes (cientista social e produtor cultural, presidente da Abrafin – Associação Brasileira de Festivais Independentes, membro do ponto de articulação nacional do Fora do Eixo, do Fórum da Música de Minas Gerais, do Colegiado Setorial de Música e do Conselho Nacional de Políticas Culturais – CNPC).

Apresentações musicais:

16h30 – Selvagens à Procura de Lei (CE)
17h15 – Gandharva (PE)

O Centro Cultural Banco do Nordeste fica na Rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – Fortaleza (CE). Telefone (85) 3464.3108.


editor

1Comentário

  • Álan Magalhães, 19 de julho de 2011 @ 9:08 Reply

    Parabenizo a organização do evento pela escolha da nossa querida Luciana Requião para proferir a Palestra “A profissionalização do Músico no Brasil”.

    Em meio ao imenso anacronismo da principal instituição responsável pela regulamentação da profissão de músico e tantas injustiças e distorções acerca das reais necessidades da categoria, Luciana é quem foi, primorosamente, mais fundo em busca de respostas para este intrincado universo das relações entre música, músicos e trabalho.

    Recomendo! Pois, vale a pena conhecer a ímpar e criteriosa investigação científica que resultou no livro e que certamente será abordada na palestra.

    Álan Magalhães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *