De 30 de maio a 1º de junho, o Centro de Estudos de Mídia Entretenimento e Cultura (Cemec) promove, em São Paulo, o curso “Mercado de Cinema e Economia da Cultura”.
O objetivo é promover uma compreensão do mercado de cinema brasileiro à luz da Economia da Cultura. Esse estudo tem como foco a compreensão da conjuntura atual da cadeia produtiva do cinema nacional a partir de indicadores de mercado, políticas públicas e estrutura produtiva (gargalos, potencialidades e inovações).
O núcleo central de análise é dado pelos instrumentos e técnicas típicos da economia quando aplicada à cultura, a partir de uma introdução a esse campo nascente que instrumentalizará a compreensão do mercado de cinema. Esse curso terá como base teórica, aplicada em escala nacional, da tecnologia de análise desenvolvida no livro “Economia da Cultura e Cinema: notas empíricas sobre o Rio Grande do Sul”, vencedora do prêmio SAV/Minc de pesquisa em audiovisual, de Leandro Valiati, coordenador e professor do curso.
No dia 30 de maio, Leonardo Brant ministra, em Salvador (BA), curso sobre “Captação de Recursos”. Destinado a gestores e empreendedores responsáveis pela ativação e viabilização de negócios e projetos culturais, o curso reúne exposições teóricas e casos concretos, com exercícios práticos e colaborativos. Habilita o participante a desenvolver um plano de captação de recursos a partir do negócio, em direção ao mercado.
O programa aborda o financiamento de projetos a partir do negócio cultural, auxiliando o participante a organizar fontes de financiamento, carteira de clientes e argumentação de vendas, além de estruturar a comunicação, o projeto comercial e a negociação com prospects.
O programa visa sintonizar o gestor cultural com o crescimento e a profissionalização do mercado cultural brasileiro, que exige dos gestores culturais visão estratégica, empreendedorismo, capacidade de gestão e diálogo com um público cada vez mais exigente e participante dos processos criativos. Exige também consciência de marca, responsabilidade social e fluência nas redes e telas, que se multiplicam e se convergem, modificando o olhar, a fruição e o consumo da arte e do entretenimento. Consequentemente, a maneira como o público se relaciona com artistas, movimentos culturais, empresas e governos sofre profundas transformações, gerando novas oportunidades de negócios para o setor cultural.
Mais informações e inscrições no site www.redecemec.com.