A Agência Nacional do Cinema (Ancine) divulgou o o balanço do cinema brasileiro em 2012. Ao todo, 15,5 milhões de espectadores foram aos cinemas para assistir a filmes nacionais no ano passado.
O estudo apontou que houve um aumento do público de produções brasileiras no último trimestre. Dos 83 lançamentos nacionais do ano, cinco superaram a marca de 1 milhão de espectadores e o título com maior número de espectadores foi “Até que a sorte nos separe”, com 3,3 milhões de ingressos vendidos.
De modo geral, houve crescimento do mercado, com arrecadação recorde das salas de exibição – R$ 1,6 bilhão, com alta de 12,13% em relação a 2011 – e o público acumulado também alcançou patamar o recorde de 146,4 milhões de espectadores.
Manoel Rangel, diretor-presidente da Ancine, destacou ainda a expansão do parque exibidor e o aumento do número médio de salas ocupadas pelo lançamento de produções nacionais. “Os filmes brasileiros foram lançados em 63 salas, em média. Em 2011, essa média foi de 48 salas. Isso indica uma aposta maior das distribuidoras no cinema nacional, com uma estratégia mais arrojada de ocupação do mercado. Já o nosso parque exibidor cresceu 6,93%, sendo que o ritmo desse crescimento foi mais acelerado nas regiões Norte, Nordeste e Sul, chegando a um total 2.515 salas.”
A pesquisa completa está disponível para download aqui.
Alternativa – Reportagem do jornal Folha de S. Paulo aponta para uma nova tendência nas grandes produções nacionais para cinema: a exibição na TV aberta, antes mesmo do lançamento em DVD ou na TV por assinatura.
Breno Silveira, diretor do longa “Gonzaga – De Pai para Filho”, que ganhará exibição em quatro capítulos na TV Globo, conta que a rede, que também é coprodutora do longa, ajudou a viabilizar o projeto. “Como negar o dinheiro de uma emissora, que de alguma forma vai ajudar o custo. Foram cem locações, 200 personagens”, diz, sobre a produção de R$ 12 milhões.
Os filmes “Xingu”, “O Bem Amado” e “Chico Xavier” também ganharam versões para a TV nos últimos dois anos. Visto por cerca de 392 mil pessoas nos cinemas, “Xingu” teve 14 pontos de média no Painel Nacional do Ibope, o que representa 13,6 milhões de telespectadores por minuto, mais do que a maior bilheteria do cinema nacional “Tropa de Elite”, que teve 11 milhões de espectadores.
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*Com informações do site da Ancine