O concurso audiovisual “Nosso Futuro Comum”, que premiará produções audiovisuais em qualquer mídia ou formato sobre temas ambientais, recebe inscrições até 30 de julho.

Podem ser enviados vídeos de até um minuto de duração, que abordem os eixos temáticos Êxodos, Consumo, Clima ou Energia. A participação é aberta a universitários do Rio de Janeiro e São Paulo matriculados nos cursos de Comunicação Social, Design, Cinema e Artes Visuais.

Além da inclusão no site do concurso por tempo indeterminado, os trabalhos vencedores farão parte da mostra multimídia “Meu Meio”, que passará por São Paulo, em agosto, e pelo Rio de Janeiro no mês de novembro. A mostra, com curadoria de Marcelo Dantas, documentarista premiado na Bienal do Cinema de Arte do Centro Georges Pompidou de Paris e no Festival de Cinema e TV de Nova Iorque, reunirá ao lado dos vídeos escolhidos filmes de seis artistas consagrados nas artes visuais.

Estão confirmadas as produções do escultor Ângelo Venosa, “Ghaabah”, com o tema “Florestas” e do ensaísta audiovisual Carlos Nader, premiado em centros culturais de mais de 20 países, que abordará os efeitos da degradação ambiental no corpo humano no vídeo “Paraíso Artificial”. Também participarão as parcerias Leandro Lima & Gisela Motta e Maurício Dias & Walter Riedweg, a primeira com o vídeo ´”Água”, sobre as relações simbólicas e o caráter vital para a sobrevivência que possui o mineral e a segunda com “A Cidade Fora Dela”, sobre a essência da alma urbana e o olhar das câmeras sobre a cidade no eixo temático “Cidades”.

As produções enviadas por universitários que melhor representarem as categorias escolhidas, serão selecionadas por um júri formado por representantes das instituições que promovem o evento e especialistas convidados. A obra pode ser individual ou coletiva, mas é imprescindível que seja original.

“Nosso Futuro Comum” é uma iniciativa da XBrasil Comunicação por Causas, em parceria com o Centro de Informações das Nações Unidas no Brasil (UNIC Rio) e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), através do Centro Cultural de Espanha de São Paulo.

Mais informações e inscrições no site www.marcouniversal.com.br.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *