Nos dias 31 de maio e 1 de junho, o Brasil recebe pela primeira vez a Rightscon (Conferência de Direitos Humanos e Tecnologia), o maior evento do mundo sobre o tema. A conferência vai tratar dos caminhos da regulação da internet na América Latina.

A crescente tensão entre os modelos de negócios das empresas de tecnologia e a regulação governamental, seja limitando ou ampliando os direitos dos usuários na Internet, será um dos principais focos do RightsCon: Rio. O evento debaterá como as empresas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) podem ajustar suas práticas para incorporar as preocupações dos direitos humanos em suas tecnologias e analisará a regulação governamental das TICs na América Latina no contexto dos direitos humanos.

Serão mais de 100 palestrantes, entre eles Andrew Mclaughlin (vice-presidente do Tumblr e ex- Deputy Chief Technology Officer da Casa Branca), Marietje Schaake (representante da Holanda no Parlamento Europeu), Alessandro Molon (deputado federal e relator do Marco Civil da Internet) e Chris Soghoian (especialista em privacidade online), Brett Solomon (diretor executivo da Access).

Na ocasião, os participantes poderão baixar aplicativos e tirar dúvidas sobre como proteger celulares e computadores. Paralelamente à Conferência, acontecerá uma hackathon, uma maratona de programação que reunirá hackers com o objetivo de desenvolver novas ferramentas e softwares para fomentar e estimular a transparência dos governos e garantir a liberdade de expressão.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.rightscon.org.

*Com informações do site da Fundação Getúlio Vargas


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *