Propondo uma programação de aulas com renomados profissionais da área e coordenação de Ronaldo Bianchi (Secretário Adjunto de Cultura do Estado de São Paulo), o curso destaca mecanismos fundamentais na administração de entidades sem fins lucrativos.

Apresentando um crescimento expressivo desde os anos 90, as organizações de Terceiro Setor vêm ganhando cada vez mais destaque no mercado. Esse cenário estimulou o crescimento de iniciativas de aperfeiçoamento e profissionalização na gestão dessas empresas, orientadas pela necessidade de novas estratégias de sustentabilidade.

Coordenado por Ronaldo Bianchi, que é Secretário Adjunto de Cultura do Estado de São Paulo, o curso Administração de Entidades Sem Fins Lucrativos apresentará conceitos práticos e ferramentas fundamentais para entender o funcionamento destas organizações, propondo estratégias de gerenciamento que poderão ser aplicadas imediatamente.

Com um conteúdo programático que detalhará todos os processos fundamentais na gestão de uma empresa do Terceiro Setor, o curso apresentará os principais fatores que contribuem para o melhor desempenho destas organizações contando com um quadro de professores composto por renomados profissionais da área cultural.

Sobre Ronaldo Bianchi
Atual Secretário Adjunto de Cultura do Estado de São Paulo, Ronaldo Bianchi é formado em Administração Pública pela FGV com MBA Executivo Internacional pela FIA-USP e Mestrado em Administração pela PUC. Bianchi também professor convidado da FAAP no curso de Gerência de Cidades e da Faculdade Trevisan.

Foi vice-presidente do Itaú Cultural, Superintendente Geral MAM São Paulo e Gerente Administrativo do Memorial da América Latina. Atuou como Presidente da Comissão Organizações Sociais da Secretaria de Estado da Cultura; membro do Comitê Gestor de Museus do IPHAN; da Comissão de Análise de Projetos Culturais da Secretaria Municipal de São Paulo e do Conselho Estadual da Cultura de São Paulo.

Além disso, participa dos seguintes conselhos: Emplasa – Empresa de Planejamento Metropolitano S.A., IPT – Instituto de Pesquisa Tecnológica e FDE – Fundação de Desenvolvimento da Educação da Memorial da América Latina.

Outros Professores:

Aleandro Stazetto
Sócio da empresa TS Estúdio, Stazetto é Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Anglo, atuando como Coordenador de Marketing do MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo de 2000 até 2004. Ainda no MAM, em 2004, foi responsável pela criação do departamento de Design Gráfico e de Produtos que coordenou até 2009. Desde 2006, é professor de Computação Gráfica, Design e Criação Publicitária na FACCAMP, além de Ggrente de Marketing da ASP – Associação Palotina. Acumula dois prêmios Ibest pelo MAM como melhor site na categoria Arte e Cultura e Revelação do ano (2003).

Ana Helena
Formada em Licenciatura Plena em Educação Artística (Artes Plásticas) pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Ana Helena é professora de Artes Plásticas na mesma instituição na matéria “Fundamentos Técnico-Administrativos / Produção e Mercado ” (desde 1997) e Produção Cultural na matéria”Fundamentos Técnico-Administrativos / Produção e Mercado II ” desde agosto de 2009. Também na FAAP já lecionou as matérias “Organização e Prática  Profissional I” (1998-2005)  e “Organização e Prática Profissional II” (1997-2005).

Bolsista da Capes / Fulbright tendo trabalhado no Design Department / Contemporary Art Department do Brooklyn Museum – New York / USA (1990), criou, em 1986, a arte3, empresa especializada na criação, desenvolvimento, gestão, administração, gerenciamento, implantação e produção executiva de projetos culturais e editoriais, além de projetos museográficos, expográficos e arquitetônicos.
Em 2006, criou ainda a Criou a arte3log, empresa especializada em logística de projetos culturais (embalagem, transporte nacional, transporte internacional e despacho aduaneiro). Já em 2008, criou a inarts, empresa especializada na administração de cessão de direitos de imagens de obras de artes visuais e arquitetura.

Desde 2006 é presidente do Conselho de Administração da organização social A Casa, instituição responsável pela gestão do Museu da Casa Brasileira (Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo).

Claudio Sá
Jornalista especializado em Comunicação Corporativa, Claudio Sá é graduado pela Universidade Metodista e Bacharel em direito pela USP. Sócio-fundador da empresa Conteúdo Comunicação, Sá tem 20 anos de experiência em projetos de construção, consolidação e reposicionamento de imagem de empresas, entidades setoriais e instituições do mais diversos setores de atuação. Especializado em gestão de crises, é responsável pela estruturação  e implantação de projetos  de comunicação corporativa  em organizações como Itaú Cultural, Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), OS Santa Marcelina Cultura, Mozarteum Brasileiro, Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró Genéricos), Mattos Filho Advogados, Marsh MacLennan Companies, Michael Page, Itaú Social, entre outras.

Francisco Britto
Formado em Propaganda e Jornalismo, com Pós-Graduação em Administração de Empresas, Britto iniciou sua carreira como anunciante na Construtora Adolpho Lindeberg, em 1975, como Gerente de Produto para Linha IPP – Produtos Personalizados. Na época, a Lindenberg era uma das líderes de setor, conhecida pela qualidade de seus empreendimentos. Dessa experiência, Britto foi convidado para Salles – Interamericana de Publicidade, agência que até então atendia a Lindenberg. Durante muitos anos, Britto fez carreira em publicidade, sempre na área de atendimento e planejamento, atuando em agências de expressão, tais como, CBBA, FCB, Lage, Stabel/BBDO, Young&Rubican e W/Brasil. Em seu período na BBDO, iniciou na prática sua formação multidisciplinar criando o Núcleo Moda e a Divisão bellow the line da agência que englobava as disciplinas de  promoção, marketing direto e assessoria de imprensa. Motivado pelo sucesso da Divisão, criou a agência Novo Espaço de Comunicação. A experiência durou quatro anos, voltando a vida executiva no Pão de Açúcar, passando ainda pelas emopresas Young&Rubican, W/Brasil e Wunderman. Em 1994, em meio ao plano real resolve mais uma vez empreender. Monta a Working Marketing de Relacionamento, e um pouco depois, o Call Center Solution. Em 1998, vende a agência para o Grupo Grey e muda de ramo. Aceita um convite da Spencer Stuart para se tornar headhunter e a experiência na área de recursos humanos e desenvolvimento dura por sete anos. Volta para o mercado de comunicação como Publisher da revista Forbes e, de lá, vai para Ogilvy Public Relations como Diretor Geral para o Brasil. Mais uma vez empreende montando a 1818 Comunicação Integrada e a Consultoria de Soluções. Além disso, é autor, professor universitário, palestrante, membro de conselhos consultivos e de administração.

José Maurício Fittipaldi
Bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Fittipaldi é sócio do escritório Cesnik, Quintino e Salinas Advogados. Professor dos cursos de pós-graduação em Produção Executiva para Cinema da Academia Internacional de Cinema e do Instituto Europeo di Design, José Maurício atua como professor do curso de pós-graduação “O Negócio da Televisão” da Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP.

Márcio Amorim
Amorim é formado em Ciências Econômicas pela Universidade Paulista, e pós graduando no MBA – Gestão Executiva de Empresas da FMU. Atualmente é Controller da Associação Amigos do Projeto Guri, Organização Social de Cultura do Estado de São Paulo. De 2005 a 2008, foi Controller do Museu de Arte Moderna do Estado de São Paulo – MAM, atuando ainda nas áreas contábil, financeira e de controladoria em indústrias de máquinas e equipamentos no período 1993-2004.

Michelle Danza Franco
Bacharel em comunicação social, com ênfase em publicidade e propaganda pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado (2005), Michelle concluiu, em 2009, o curso de extensão em Gestão Estratégica de Negócios – FGVPEC da Fundação Getúlio Vargas.
Na área profissional, foi coordenadora de comunicação e marketing do MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo (2004-2007) onde, entre outras atividades, estruturou a área, realizou parcerias, desenvolveu planos de mídia, controle da comunicação e divulgação do museu. Como consultora em comunicação institucional, trabalhou com planejamento estratégico e estrutura organizacional para o Centro Cultural b_arco (2007).

Exerce, desde 2007, o cargo de coordenadora da assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, onde também foi responsável pela estruturação da área. Com foco em comunicação integrada, atua na divulgação e acompanhamento institucional da pasta e de suas instituições culturais, programas e projetos.Atuar no setor cultural é algo cada vez mais complexo e dinâmico. Além de ser o mercado que mais cresce no mundo, gerando inúmeras oportunidades de trabalho, é um dos mais difíceis de atuar, pois exige uma profunda compreensão das diversas nuances do ofício em diálogo com todas as esferas da sociedade.

Conteúdo Programático:

1ª Aula – 3 horas 11/05/10 – terça-feira
:: A história da administração e das organizações
:: Estrutura contemporânea das organizações no Brasil
Professor: Ronaldo Bianchi
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2ª Aula – 3 horas 13/05/10 – quinta-feira
:: Estratégia e planejamento
:: Processo decisório por tipo de organização empresarial; ONG; Organizações paraestatais; Estatais.
Professor: Ronaldo Bianchi
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3ª Aula – 3 horas 18/05/10 – terça-feira
:: Criação do orçamento, método de contabilidade, relatórios gerenciais.
Professor: Márcio Amorim
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4ª Aula – 3 horas 20/05/10 – quinta-feira
:: Ferramentas para melhorar o desempenho das pessoas e unidades das organizações (esta aula apresentará: gestão de caixa, comitês de trabalho e participação da equipe nos resultados).
Professor: Márcio Amorim
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5ª Aula – 3 horas 25/05/10 – terça-feira
:: Recursos Humanos, seleção, treinamento e retenção de talentos
Professor: Francisco Britto
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6ª Aula – 3 horas 27/05/10 – quinta-feira
:: Comunicação – Institucional
Professor: Michelle Danza Franco
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7ª Aula – 3 horas 08/06/10 – terça-feira
:: Desenvolvimento em negócios
Professora: Ronaldo Bianchi
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8ª Aula – 3 horas 10/06/10 – quinta-feira
:: O valor, a responsabilidade e o cuidado com a marca das instituições culturais, como vender a imagem sem denegrir o conceito como instituição cultural
Professor: Aleandro Starzetto
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9ª Aula – 3 horas 17/06/10 –  quinta-feira
:: Comunicação – Mídia
Professor: Claudio Sá
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10ª Aula – 3 horas 22/06/10 –  terça-feira
:: Venda de projetos e programas (este módulo desenvolverá metodologia de negociação e estratégias de acesso ao patrocinador)
Professor: Ronaldo Bianchi
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11ª Aula – 3 horas 24/06/10 – quinta-feira
:: Direito na organização: trabalhista, societário e fiscal.
Professor: José Maurício Fittipaldi
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12ª Aula – 3 horas 29/06/10 – terça-feira
:: Produção na área da cultura
Professora: Ana Helena Curti

CEMEEC – Centro de Estudos de Mídia, Entretenimento e Cultura
O CEMEEC é uma organização voltada para pesquisa, formação e integração profissional especializado em mídia  entretenimento e cultura.

Oferecendo conteúdo em três instâncias – Pesquisa, Formação e Rede Interativa -, o CEMEC , agrega investigação, desenvolvimento e transmissão de conteúdos, gestão de conhecimento e diálogo entre membros e participantes dos programas desenvolvidos pelo organização.

Unindo o expertise das empresas Animus (consultoria em gestão, desenvolvimento de negócios e assuntos paralegais, constituída no âmbito do escritório Cesnik, Quintino e Salinas Advogados), Br54 (empresa especializada em gestão cultural pública e privada, dirigida por Ronaldo Bianchi) e Brant Associados (empresa de pesquisa, conteúdo e consultoria em políticas culturais, dirigida por Leonardo Brant), o CEMEC oferece serviços com conteúdos diferenciados, além da capacidade de atuação em frentes complementares e sinérgicas para a formação e a qualificação de informação nos setores em que atua. Conheça mais sobre os outros cursos e serviços oferecidos pelo CEMEC acessando s://www.redecemec.com/

Serviço:
Data: do dia 11 de maio a 29 de junho, sempre às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h.
Local: AASP – Associação dos de Advogados de São Paulo (Rua Álvares Penteado, 151 Centro – São Paulo – SP)
Investimento: R$ 1.200,00 – Desconto de 15% para associados AASP
Mais informações, inscrições e conteúdo programático: pelo telefone (11) 3817-8708, e-mail atendimento@redecemec.com ou site s://www.redecemec.com/


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Jornalista e sócia da empresa CT Comunicações.

1Comentário

  • Curso De Marketing En Internet., 29 de abril de 2010 @ 18:50 Reply

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