A produção cultural brasileira vive um momento interessante: por um lado observa o desgaste dos mecanismos tradicionais de financiamento; por outro, experimenta o grande boom da indústria do entretenimento, o fenômeno das redes e mídias digitais, além do surgimento de uma nova classe produtora e consumidora de cultura.

Foto: FutUndBeidlPara compreender esse momento e como aproveitá-lo com toda a sua potencialidade, Cultura e Mercado e Cemec promovem, de 8 a 11 de julho, a Jornada Produção Cultural. O curso integra a programação da Jornada de Férias assinada pelo site. O programa traz quatro diferentes produtores de destaque no mercado cultural brasileiro.

“Sem dúvida alguma, o mercado cultural brasileiro cresceu muito nas últimas décadas. Passou a se preocupar com o acesso ao produto cultural e com a profissionalização do produtor. Surgiram com frequência diálogos com produções e projetos internacionais. Apesar disso, é preciso refletir e discutir um cenário mais adequado, sobretudo no que se refere à legislação e aos procedimentos”, afirma Ana Helena Curti, sócia da Arte3 – Assessoria, Produção e Marketing Cultural, que apresentará o módulo Mercado da Produção Cultural.

Ela conta que fará um panorama do papel do produtor cultural, sobretudo o papel político. “A ideia é dar um panorama dos últimos 30 anos a partir de minha experiência profissional: a formação, o ingresso na carreira, a formalização do trabalho, organização jurídica, as interfaces, a relação com as leis de incentivo e MinC entre outras abordagens.”

Já Edson Natale, coordenador da área de música do Itaú Cultural, falará sobre Planejamento e Logística. “Vamos conversar a respeito das questões que envolvem o planejamento de projetos culturais e seus desdobramentos, desde o início da idéia até o desenvolvimento em si”, diz.
Ele afirma que os produtores culturais devem evitar as armadilhas do tipo “eu sempre fiz assim”. “Continuar indo em frente sem avaliações e reflexões aprofundadas a respeito do seu trabalho, além de centralizar demais e não saber trabalhar em equipe, são alguns dos principais equívocos cometidos.”

Completam o programa do curso módulos sobre Práticas de Produção Executiva e Gestão Financeira.

Mais informações sobre o curso estão disponíveis no site www.redecemec.com.


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