Estão abertas as inscrições para o curso Direito do Entretenimento, programa que destina-se ao aperfeiçoamento de profissionais do Direito quanto às questões trazidas pelos novos meios de comunicação, pelo crescimento dos espaços de lazer e das novas tendências da economia baseada na criatividade e mecanismos administrativos e judiciais que assegurem o direito a autores, intérpretes, artistas e esportistas.
Promovido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e pelo Centro de Estudos e Pesquisa no Ensino de Direito (CEPED), o curso é interdisciplinar abrangendo disciplinas voltadas ao dia a dia de advogados e especialistas da área e disciplinas sobre cultura e economia das quatro áreas como cultura, audiovisual, música e esportes. As aulas serão expositivas em encontros com os principais acadêmicos e profissionais da área no Brasil.
A indústria do entretenimento, que engloba os setores de cultura, comunicação, lazer e esporte, cresce cerca de 6% ao ano no Brasil e representa hoje cerca de 10% do Produto Interno Bruto do Estado do Rio de Janeiro. Em 2002, totalizou R$ 216 bilhões, ou seja, pouco mais de R$ 20 bilhões em recursos.
Apesar de o entretenimento ser, hoje, um dos mais importantes instrumentos de desenvolvimento, o Brasil ainda não conta com uma estratégia capaz de conjugar atividades que se complementam, como lazer, o esporte e a cultura. Para isso, faz-se necessário além de recursos, profissionais habilitados a administrar e regular de forma profissional essa nova economia.
O curso será realizado na Faculdade de Direito da UERJ (Rua São Francisco Xavier, 524, 7º andar – Bloco A – Sala 7005 – Maracanã – RJ), a partir do dia 03 de outubro, de 08h30 às 13h30. As inscrições poderão ser feitas até o dia 18 de setembro. Para mais informações, acesse s://www.cepeduerj.org.br/
2Comentários