Relatório Mundial da Unesco tem por objetivo propor uma perspectiva coerente da diversidade cultural e apresentar seus benefícios para a comunidade internacional. Investir na diversidade cultural e no diálogo intercultural contou com a participação de especialistas de diversas partes do mundo e já está disponível em língua portuguesa, podendo ser baixado gratuitamente pela Internet.
A expressão ‘’diversidade cultural’’ pode apresentar de uma forma tão variada como mutável. Para alguns é intrinsecamente positiva, como vínculos que unem processos de diálogo e de troca. Para outros, as diferenças tornam-se a raiz de numerosos conflitos. Aumentando os pontos de interação e fricção entre as culturas, originando tensões, fraturas e reivindicações relativamente à identidade que se convertem em fontes potenciais de conflito.
No decorrer do relatório, a UNESCO busca analisar a diversidade cultural em todas as suas faces e conceitos, expondo a complexidade dos processos e possíveis interpretações. Além disso, mostra a importância do tema frente a línguas, educação, comunicação e criatividade.
Desde modo, o Relatório Mundial também busca convencer os decisores sobre a importância em investir na diversidade cultural como dimensão essencial do diálogo intercultural, pois como é explanado no texto: “Ela pode renovar a nossa percepção sobre o desenvolvimento sustentável, garantir o exercício eficaz das liberdades e dos direitos humanos e fortalecer a coesão social e a governança democrática”.
Por fim, o estudo nos mostra a importância -e urgência- em integrar a diversidade cultural numa ampla série de políticas públicas contribuindo para renovar as abordagens da comunidade internacional ao desenvolvimento e a busca da paz e prevenção dos conflitos.
Investir na diversidade cultural e no diálogo intercultural
Brasília: UNESCO Brasilia; Paris: UNESCO, Delegação Permanente de Portugal junto à UNESCO, Delegação Permanente do Brasil junto à UNESCO, 2010. 40 p.
O Relatório está disponível gratuitamente na internet (faça o download aqui).