Apresentado em 2009, o trabalho de conclusão de pós-graduação em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos de Vivian Correa busca fazer o estudo através dos próprios meios de comunicação, neste caso especificamente do blog Cultura e Mercado, com finalidade de evidenciar a percepção de como este meio é afetado por novos padrões e estratégias de comunicação ao mesmo tempo em que serve como disseminador desta outra ordem de mídia e cultura.

No primeiro momento, a autora nos traz diversas questões sobre o que o jornalismo impresso significa hoje e o papel do blog em busca de uma nova linguagem, novos modelos de produção e divulgação de conteúdos. Podemos nitidamente perceber uma espécie de convergência da mídia por efeito de redes, computadores e das novas realidades das comunicações.

O impresso enfrenta hoje uma acirrada concorrência de diversos outros meios. Nos blogs, os autores encontraram uma forma não apenas mais viável de comunicação, mas também de desenvolver algumas potencialidades e interatividades que permaneciam restritas no suporte papel.

No texto, Vivian cita a importância do filósofo francês Pierre Lévy sobre o desenvolvimento do estudo sobre a questão do virtual e da virtualização em sua obra: O que é o Virtual?, o qual juntamente com o artigo de Manuel Castells “Internet e sociedade em rede” nos serviu de base para o  entendimento da construção do processo feito pelos seres humanos de apropriação do digital.

A autora conduz o estudo em direção ao debate acerca do jornalismo colaborativo, cuja prática acaba possibilitando uma maior liberdade na produção de veiculação de notícias, tendo em vista as diversas formações e experiências dos colaboradores.

A necessidade de avaliação das novas tecnologias disponíveis prende-se ao estudo de caso do blog Cultura e Mercado como fundamental importância de mídia inovadora e colaborativa. Essa ferramenta virtual de propagação de informações e troca de idéias para profissionais, pesquisadores e pessoas interessadas em debater e aprofundar os assuntos ligados a cultura.

Desvendando os desafios mais urgentes da sociedade brasileira contemporânea de maneira especial, Vivian se preocupa em transmitir em seu texto, como se dá no blog CeM a construção de políticas culturais democráticas e cidadãs. Segundo a autora, (CORREA, 2009, p. 14) diz ser “[…] Não se trata de criar apenas novos paradigmas para a cultura brasileira ou ainda fomentar a participação de todos neste debate. A questão que se coloca é a apreensão da temática cultural como algo relevante para o desenvolvimento sustentável do Brasil e a construção da idéia de cultura como algo acessível e necessário para todas as classes sociais […]”.

O texto nos esclarece o papel transformador das novas mídias, principalmente para o processo inovador que é desenvolvido por processos de colaboração em rede, como é o caso de estudo Cultura e Mercado. Da forma que apenas trabalhar o jornalismo impresso sem levar em conta essa premente realidade, é descontextualizar-se, na economia, na cultura e demais formas de relações sociais possibilidade de reflexão, análise e interpretação.

Baixe o estudo na íntegra: VivianCorrea(DoImpressoAoDigital)

CORREA, Vivian. Do impresso ao digital, atualizações dos meios de comunicação e implicações culturais. CELACC/ECA-USP, 2009.


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Atriz, pós-graduada em gestão da cultura.

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