O número de usuários da internet alcançou a marca de 2 bilhões de usuários, de acordo com dados divulgados pela União Internacional das Telecomunicações (UIT), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), nesta quarta-feira (26/1). O número representa o dobro do registrado em 2005. Em 2010, foram 555 milhões de pessoas utilizando banda larga fixa, aumento de 17,8% em relação a 2009. Usuários de banda larga somaram ainda mais: 940 milhões.
A UIT diz que 1,2 bilhão dos usuários de internet está nos países em desenvolvimento. O maior crescimento, segundo o estudo, foi na Ásia e no Pacífico (857 milhões de internautas). A China, com 420 milhões de usuários ativos de web, é o país com maior número internautas do mundo. Mas a maior densidade de acesso ainda é na Europa, seguida pelas Américas, países que faziam parte da república soviética e países árabes.
A única região na qual quase não tem havido crescimento é a da África, onde apenas 9,6% da população utiliza internet, índice bem inferior à média global, que é de 30%.
A UIT apontou também que 90% da população mundial têm acesso a redes móveis de telefonia. O número de usuários de telefones celulares atingiu a marca de 5,3 bilhões no mundo no fim do ano passado, comparado a 4,66 bilhões de 2009. Do total, 940 milhões são assinantes de 3G.
*Com informações da TI Inside Online.