O Instituto Brasileiro de Museus, dando continuidade em seu programa editorial, apresenta o livro Economia de Museus. A publicação, organizada pelo antropólogo e presidente da instituição, José Nascimento Junior, é o oitavo volume da Coleção Museu, Memória e Cidadania.
Economia de Museus é composto por oito artigos de pesquisadores que tratam de economia e sustentabilidade dos museus, reunindo relatos sobre as experiências e soluções encontradas em países como os Estados Unidos, Espanha, Argentina e Colômbia.
De acordo com Nascimento, a compilação dos textos foi inspirada na necessidade de explorar de uma maneira mais abrangente o tema. “Tentamos trazer para os olhares da pluralidade o fenômeno museológico em seus impactos econômicos, buscando elencar distintas tradições em relação aos modelos de gestão, desde análises dos modelos anglo-saxônicos, mais privatistas, até os modelos latinos, mais estatais, ou mesmo visões híbridas desses modelos”, explica o organizador.
A Coleção Museu, Memória e Cidadania que inclui o livro Economia dos Museus, foi criada pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan), em 2006, a coleção visa à publicação de dissertações, teses, ensaios e pesquisas que tratem de questões museológicas e das relações entre museus e sociedade.
Sobre o organizador:
José Nascimento Junior é formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi diretor do Museu de Antropologia do Rio Grandes do Sul e do Memorial do Rio Grande do Sul e coordenador do Sistema Estadual de Museus do mesmo Estado. Foi diretor do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e tornou-se o primeiro presidente do Instituto Brasileiro de Museus.
3Comentários